Curitiba ascende como Polo de Eletrodomésticos

Blog Harpyja

Curitiba ascende como Polo de Eletrodomésticos

( 6 )

Curitiba ascende como Polo de Eletrodomésticos

Curitiba ganha mais força como um centro de inovação e produção no setor de eletrodomésticos e eletroportáteis, graças à recente promessa de expansão de gigantes globais como Electrolux e LG. Este movimento não apenas sinaliza um futuro promissor para a economia local, mas benefícios para o Brasil como um todo.

Electrolux Ampliando Fronteiras

Com uma longa história no Brasil a Electrolux tem solidificado sua presença em Curitiba, desde quando adquiriu a antiga fábrica da Prosdócimo. Iniciada em 1996, a empresa foi expandindo para todos os lados possíveis onde está, e ao mesmo tempo o bairro ao redor foi ficando cada vez mais populoso. Já faz anos que a Electrolux está batalhando com as suas limitações de espaço na vizinhança urbana e logística com o tráfego de caminhões. Segue abaixo uma vista do google Maps da Electrolux em Curitiba. Parte da empresa fica em um lado da rua, comunicando por um túnel com o outro lado. É impressionante de ver o tamanho da empresa no meio da cidade!

Finalmente no dia 2 de fevereiro de 2024 anunciaram a construção de uma nova fábrica em São José dos Pinhais (importante cidade da região metropolitana de Curitiba).

Esse investimento, que será de aproximadamente R$ 700 milhões, representa uma importante expansão não apenas da capacidade de fabricação da empresa, mas principalmente a adição de 2.000 empregos diretos e indiretos.

A Electrolux alega que a planta será sustentável, operando 100% com energia renovável e eliminando suas emissões de carbono.

LG como prospecto

A gigante coreana LG está reafirmando laços com o Brasil através da construção de uma nova fábrica em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Esta é uma mudança significativa, considerando que a empresa havia fechado sua fábrica em Taubaté em 2021, focando apenas na sua planta fabril na Zona Franca de Manaus, atuante há 27 anos (foto abaixo).

A nova fábrica provavelmente focará em produtos como refrigeradores e máquinas de lavar,  e torcemos também que tragam outros produtos desejados por consumidores brasileiros.

A decisão de estabelecer uma nova planta na área de Curitiba, conforme decidido, reflete a visita da delegação do Estado do Paraná para aprofundar contatocom a direção da empresa na Coreia do Sul.

Foi assinado o "protocolo de intenções", um documento que traça esforços das duas partes (LG e o governo do Estado) para a facilitar o início da operação. Pela natureza preliminar do documento, detalhes mais específicos como o número de empregos, valores de investimento e o cronograma de obras não foram divulgados.

Curitiba Capital dos Eletros?

Negociações com a multinacional tiveram a participação do presidente da Invest Paraná (agência do estado que lida com investidores potenciais), Eduardo Bekin. O presidente disse, “Com isso, estamos consolidando um polo estadual de produtos da linha branca, assim como já temos um polo automobilístico”.

A fala é acertada, além dessas gigantes a área ao redor de Curitiba já abriga operações de outras marcas na área, como a Britânia/Philco, Wap e Alliere. Afastando a lupa, encontramos a Whirlpool (Brastemp e Consul) em Joinville, a Newell (Oster e Cadence) a 130 Km assim como Fischer e Mueller em torno de 220 Km da capital paranaense.

A proximidade de portos estratégicos como Paranaguá e Itapoá oferece vantagens logísticas inestimáveis que tornam possível distribuir e atender de forma eficiente tanto ao mercado interno quanto às exportações, que são centrais em atender à demanda mundial por produtos de qualidade.

Decisões de tais marcas de se estabelecerem em Curitiba e arredores demonstram que esta região do país está sendo estratégica para o futuro da manufatura, dentro de um conceito moderno onde se destacam a inovação e o crescimento sustentável.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Com uma mente curiosa e antenada no mundo dos produtos, busco constantemente integrar a criatividade da escrita com as inovações tecnológicas.

Quer receber nossa newsletter?