Dicas de Lava Louças para facilitar ainda mais sua vida

Blog Harpyja

Dicas de Lava Louças para facilitar ainda mais sua vida

( 14 )

12 Dicas de Lava Louças para facilitar ainda mais sua vida

Nesses últimos meses fizemos várias avaliações de lava louças. Durante os diversos testes e comentários da galera nas publicações surgiram vários pontos de grande valia que podem contribuir para que seus produtos entreguem melhores resultados e tragam ainda mais praticidade no seu dia a dia.

Evite louças de difícil acesso nos cantos

Apesar das máquinas de lavar louças conseguirem atingir todas as áreas internas do produto, seus cantos têm eficiência inferior; e dependendo da louça, são pontos de acúmulo. Coloque nesses pontos louças pouco sujas e se possível com fácil acesso para a água. Copos e xícaras (por exemplo) apresentam um ângulo limitado para a entrada de água, então devem ser evitados nas extremidades.

Pontos de uma Lava Louças

Se busca uma lavagem mais profunda, busque colocar a louça sobre o percurso dos aspersores, que fazem um movimento circular.

Lave plástico, mas com cautela

Itens de plástico fino podem deformar nos ciclos mais quentes de lavagem. Normalmente as empresas recomendam no manual não lavar peças plásticas exatamente para evitar esses danos no processo. Assim mesmo, o plástico é muito comum na cozinha e grande parte destes utensílios não terão complicações, mesmo em ciclos normais.

Sempre que possível, use a prateleira do meio para itens plásticos. Caso tenha receio, ou queira lavar peças feitas em plástico que sabe que são delicadas, use um ciclo que não aqueça em excesso. Das máquinas que já testamos todas tem pelo menos um ciclo que não passa de 50°C na lavagem e na secagem. Vale ver nas avaliações da Harpyja qual seria o ciclo nessas condições da sua máquina. 

Gráfico Temperatura Interna

Há vários outros itens que vale ter cautela ou evitar de colocar na lava louças como madeira, alumínio, panelas com antiaderente, facas de corte, panelas de ferro, itens de cobre e etc. Valeria uma matéria completa somente sobre esse tópico para cobrir todos os itens.

Sabão faz diferença

As vezes pessoas lavam parcialmente a louça por achar que sua lava louças não remove a sujeira direito, porém grande parte das vezes isso não é devido à lava louças e sim por causa do sabão usado ou da dose utilizada.

Caso não esteja tendo o resultado desejado em sua lava louças, certifique-se de que está usando um sabão específico para máquina de lavar louças, um exemplo é o famoso “Finish” e coloque sabão até quase encher o dispenser. É bastante sabão, mas se sua máquina for boa com certeza irá lavar com essa dosagem e você já descarta a hipótese do problema ser da unidade. Deste ponto em diante vá diminuindo a dose de sabão até chegar em uma condição que o resultado da lavagem te agrade.

Sabão de Lava Louças

É importante evitar usar o detergente de lavagem manual na máquina. Esse tipo de produto é feito para gerar espuma, e quando usado em uma máquina que recircula água constantemente deixa o interior parecendo uma banheira de hidromassagem de tanta espuma. Isso atrapalha o trabalho da bomba, e a espuma em excesso limita a eficiência e a remoção do sabão após a conclusão do ciclo.

Vale remover o excesso de comida

A lava louças trabalha com recirculação, ou seja, pouca água se movimentando por um bom tempo dentro do produto. Sendo assim, quanto menos sujeira for para dentro da máquina, menos sujeira ficará transitando internamente durante a lavagem.

Assim mesmo, é bom saber que as máquinas têm um sistema de coleta de partículas no processo de recirculação e quando drena descarta até os restos de comida.

Descarte os resíduos adequadamente

Como dito no item anterior, estamos descartando restos de comida, ou seja, iremos jogar no esgoto; mas é preciso passar antes por uma caixa de gordura, como uma pia de cozinha. Caso não haja espaço na cozinha e vá instalar a lava louças em um esgoto sem caixa de gordura, vale instalar uma caixa de gordura externa para garantir que o descarte está sendo devidamente feito.

Use o ciclo de acordo com seus hábitos

O ciclo pesado ou intenso é realmente o ciclo mais completo da lava louças. Ele lava mais, faz mais enxágues e trabalha em temperaturas altas. Ao mesmo tempo consome água e energia. Porém, mesmo comparado com uma lavagem à mão, é um ciclo extremamente econômico. Ou seja, se busca praticidade, e não tem o hábito enxaguar o prato antes de colocar na lava louças, o ciclo pesado é um ótimo caminho.

Agora, se você tem o hábito de enxaguar, ou até mesmo esfregar o prato antes de ir para a lava louças, vale buscar um ciclo mais leve que consuma menos. O ciclo econômico varia de máquina para máquina, mas geralmente economiza de 40 a 50% da água e energia gastas. A diferença gira em torno de 10 litros de água e 0,6 kWh por uso. Pode parecer pouco, mas somando no mês, pode representar uns R$40 na conta de luz se lavar louças todos os dias.

Evite molhar louças secas

Ao remover a louça limpa, descarregue as peças da prateleira de baixo antes. É comum sobrar água em algumas peças, principalmente xícaras e copos que acumulam água quando virados de cabeça para baixo.

Lava Louças dentro

A retirada dessas peças e a movimentação na prateleira superior aumentam a chance de água acabar pingando nas peças de baixo, que normalmente já estão secas.

Dicas de secagem

Para evitar acúmulos de água e melhorar a eficiência da secagem, considere usar temperaturas mais altas. Tem máquinas que oferecem ciclos acima de 70°C e, caso não use líquido secante, vale testar o resultado. Para favorecer ainda mais, vale deixar o produto levemente aberto para a água evaporar dos pratos e sair da lava louças. Também tem gente que pendura um pano de prato com o tecido para dentro da máquina depois dela concluir o ciclo. Isso também ajuda, pois o tecido absorve parte da água e com isso acumula menos gotas nas paredes.

Descarregue a louça de forma distribuída

Para descarregar a prateleira inferior, vale ir removendo as peças de forma distribuída ou começar por trás. Em muitas lava louças a rodinha de encaixe final é muito próxima do vão entre a porta e o trilho interno, e tirar muito peso da frente pode fazer com que a prateleira penda para trás. O leve “tombar” da prateleira pode chocar pratos, e nos piores casos até quebrar um.

Interna de uma Lava Louças

Cuide para não quebrar, mas se quebrou, limpe

Taças normalmente tem um local específico para ficarem fixas. Assim mesmo, grande parte das vezes o problema não está em deixá-la fixa, e sim protegê-la de outros itens ao seu redor. A água pode movimentar as peças durante a lavagem, então é de extrema importância deixar peças delicadas, como taças e cristais, longe de louças que possam se chocar com elas.

Ainda podem acontecer de peças quebrarem na lava louças. Caso isso ocorra, é importante fazer um procedimento de limpeza:

        Remova todos os cacos e limpe os filtros;

        Remova todos os aspersores e limpe-os, removendo qualquer remanescente de vidro dentro deles;

        Ligue a máquina sem os aspersores para garantir que não há resto de vidro nos dutos;

        Limpe novamente os filtros e recoloque os aspersores.

É importante fazer todo esse procedimento pela sua segurança e também para garantir que sua máquina irá continuar funcionando adequadamente. Um pedaço de vidro pode ficar preso no aspersor e desbalancear o jato, comprometendo a lavagem, desgastando a peça à toa e oferecendo risco ao se soltar.

Deixar aberta ajuda

Caso não use a lava louças diariamente ou viaje por alguns dias, vale deixar a porta do produto entreaberta para não gerar fungos e mau cheiro. Apesar da bomba de drenagem ser eficiente, ela não descarta 100% da água, parte fica no fundo do filtro.

Se acabar passando muitos dias fora de casa, assim que for ligar a máquina novamente vale fazer um enxágue em vazio e garantir que aquele resto de água que ficou parado por todo esse tempo não irá fazer parte de sua próxima lavagem.

Cuide da área externa

Nossa última dica é em relação a área externa do produto. Essas lava louças possuem chapas grandes de metal e muitas vezes são sensíveis a produtos químicos. Como fica em local suscetível a água, detergente, e outros produtos químicos, vale limpar na hora sempre que pingar algo nas superfícies. Até materiais mais robustos podem manchar caso algo muito ácido acabe secando em sua superfície.

Por hoje essas são as dicas de lava louças que julgamos mais relevantes. Imagino que devem haver várias outras, então quem tiver algo para contribuir para a lista, escreva nos comentários para ajudar mais gente! 


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?