Liquidificador e Processador, por que ter os dois?

Blog Harpyja

Liquidificador e Processador, por que ter os dois?

( 49 )

Liquidificador e Processador, por que ter os dois?

Olhando de longe eles são praticamente iguais. Ambos tem um motor, eixo central, um copo para alocar os alimentos e uma lâmina para fazer o corte. Então por que é bom ter os dois em casa?

Quando comecei a escrever este material pensei em colocar  "liquidificador vs. processador", mas realmente eles não são "inimigos". Os dois existem com nomes diferentes por terem propósitos diferentes! Eles são realmente complementares, mas como suas peças são parecidas e há uma área cinza onde ambos conseguem executar tarefas comuns, vira e mexe debatemos se bastaria um só.

Funcionamento

Liquidificadores trabalham normalmente em velocidades superiores a 20 mil rotações por minuto. Processadores trabalham tipicamente com menos da metade dessa velocidade.

As lâminas do liquidificador são defasadas e em ângulo, o copo é cônico e estimula-se um fluxo de baixo para cima nos alimentos dentro do recipiente. Com isso os ingredientes são atingidos diversas vezes por segundo e de diversas formas.

Há processadores com diversas lâminas diferentes, mas tipicamente até o mais básico deles vem com uma lâmina específica. Ela tem um formato em "S" e fica paralela a base do produto. O processador tem uma base mais larga que o liquidificador, seu corpo é praticamente cilíndrico. Quando em funcionamento o alimento sofre cortes no sentido lateral e o fluxo interno acompanha as lâminas.

Acessório do liquidificador

Sumarizando, o desenho do copo e das lâminas somado com as velocidades de corte ditam o movimento do alimento, que por consequência sai do produto em consistências diferentes.

O que esperar deles

Simplificando bem liquidificadores são tipicamente usados para líquidos e processadores são usados para sólidos. Mas quando aprendemos a usá-los bem, é possível ver que a história não é sempre assim. Muito depende do resultado que se espera para decidir qual usar.

Por exemplo, se deseja fazer um molho (líquido), mas quer que ele fique grosso, com pedaços, o processador vai acertar o ponto e o liquidificador pode ser que não (a não ser que tenha um liquidificador que trabalhe com velocidades baixas).

Quando deseja moer grãos secos (sólidos), milho por exemplo, o liquidificador irá transformá-lo em fubá enquanto o processador irá transformá-lo em quirera.

Também fizemos um vídeo demonstrando a diferença do liquidificador e do processador quando lidando com grãos oleosos. Nesse caso usamos somente amendoim torrado. Não há nenhum outro ingrediente a não ser o próprio amendoim. É impressionante de ver a diferença do resultado. (Veja aqui o vídeo)

Comida em caneca

O liquidificador transforma o amendoim em paçoca e o processador transforma-o em pasta. Já fizemos esse teste com diversos liquidificadores e todos entregaram farofa de amendoim.

Segue abaixo uma tabela mostrando onde cada um dos eletrodomésticos se destaca.

Tabela de receitas  

Abaixo estão algumas referências reforçando as diferenças entre o liquidificador e o processador:


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?