Qual a melhor configuração de air fryer para mim?

Blog Harpyja

Qual a melhor configuração de air fryer para mim?

( 31 )

Qual a melhor configuração de air fryer para mim? | Harpyja

O aquecimento por convecção em fornos já é algo usado há muito tempo. Porém em 2010 foi lançado um produto que acabou mudando como a convecção é vendida no mercado. A Philips Walita lançou a primeira Air Fryer na Europa, e levou pouco tempo para virar uma febre mundial. Hoje quase todas as marcas de eletroportáteis tem pelo menos uma versão deste produto em seu portfólio. 

Air Fryer da Philips

O que é a Air Fryer ou fritadeira sem óleo?

A  fritadeira sem óleo, globalmente conhecida com Air Fryer, é um forno pequeno que direciona vento quente diretamente sobre o alimento, gerando assim uma troca de calor acelerada da superfície do alimento com o ambiente. O resultado acaba ficando próximo do efeito causado por uma fritura comum à base de óleo, porém sem a utilização do óleo em si. 

O nome em inglês faz mais sentido do que o nome em português, pois é “fritadeira a ar”, mas fazer o quê, fritadeira sem óleo foi o adotado nacionalmente. 

As air fryers vendidas no mercado atualmente usam pelo menos uma resistência e um ventilador. A resistência é o elemento que gera o aquecimento e o ventilador é o que acelera a troca de calor através do processo de convecção. Se o ventilador não estivesse presente, o aquecimento seria principalmente por ondas eletromagnéticas, que é o principal meio de aquecimento de um forno tradicional. 

Resistencia da Air Fryers

Mas então se a air fryer usa a convecção para “fritar” seus alimentos, qual é a diferença dela para um forno de convecção? 

Forno de Convecção

Em um forno de convecção o ventilador movimenta o ar para homogenizar a troca de calor, porém não é um vento forte o bastante para considerar que o alimento está sendo “frito”. Tanto que o ventilador nesses produtos é uma pequena parcela do volume total do conjunto. Em uma air fryer, o ventilador está posicionado estrategicamente para gerar o máximo de fluxo de ar sobre o alimento possível. Ou seja, um forno de convecção é por sua essência um forno, que possui um sistema de ventilação para acelerar a movimentação do ar na área interna do forno.

Atualmente não parece ter uma regra clara para distinguir esses fornos de convecção de uma air fryer. O que acaba acontecendo é o surgimento de nomenclaturas diferentes baseado no que cada produto entrega e suas características. Normalmente estes fornos são grandes (acima de 40 litros) e possuem também resistências para aquecimento de baixo e de cima. Além disso, a ventilação é tipicamente presente na parede do fundo do forno, direcionando o vento para o centro, de trás para frente. 

Parte interna de forno

Agora, isso é uma regra? Não. Pode ser que tenham fornos de convecção somente com uma resistência grande atrás junto com o ventilador. Não conheço nenhum, mas pode ser que exista. Porém para facilitar sua busca por produtos, no mercado atual um forno de convecção possui as características citadas acima. A convecção é uma função extra no produto, diferente da air fryer que é a única configuração possível na unidade.

Segue abaixo alguns fornos de convecção:

Comparação de modelos de fornoSendo assim temos aqui os dois extremos: a air fryer que é 100% focada em fluxo de vento e o forno de convecção que usa um ventilador para homogenizar o calor interno e acelerar um pouco a troca de calor da superfície dos alimentos. 

Com a popularização da air fryer somada com a criatividade do ser humano estamos agora tendo uma variedade grande de combinações que ficam entre a air fryer e o forno de convecção. Uma das bem populares no momento é a Air Fryer Oven.

Air Fryer Oven

A Air Fryer Oven é, em sua essência, uma fritadeira sem óleo com “cara” de forno. “Oven” do inglês quer dizer forno, então aqui temos uma air fryer que também é forno. 

Air Fryer Oven

Na área externa o produto tem porta e não cesto, apesar de muitos virem com um cesto para ser colocado dentro da unidade. Internamente, uma air fryer oven é muito parecida com uma fritadeira sem óleo comum. Possui somente uma resistência no topo e um ventilador no centro para circular o vento pelo alimento. 

Ventilador da air fryer

Esses conjuntos variam de tamanho, mas normalmente são maiores que as air fryers e menores que grande parte dos fornos elétricos no mercado. É comum encontrar produtos em torno de 12 litros de volume.

Tendo um volume maior, podendo assentar bandejas, a air fryer oven consegue preparar vários alimentos que são feitos em fornos, mas lembrando que todo o aquecimento está vindo de convecção e resistência superior. Assim sendo, é limitado o que dá para fazer de bolos e pães. Há modelos que possuem um espeto giratório possibilitando uma exploração maior da resistência superior. 

Espeto giratório

Vários modelos deste produto tem um painel digital e um controle digital da temperatura. Com essa configuração conseguem controlar melhor em temperaturas baixas, oferecendo para o usuário a possibilidade de desidratar alimentos. É um diferencial grande, pois abre um leque enorme de possibilidades na cozinha podendo realizar a desidratação em temperaturas baixas (abaixo de 50°C). 

Painel da Air Fryer Over da Britania

Oven Fryer

O termo Oven Fryer não é algo usado por todos. Até fora do Brasil nem é usado esse termo; assim mesmo faz sentido. Neste caso o termo “Oven” vem antes, para enfatizar que é um forno, seguido de “fryer” que seria fritadeira. 

A Oven fryer é um forno elétrico completo, com resistência no topo, resistência embaixo, e além disso vem com o sistema de ventilação e resistência direcionada no topo. É realmente uma fusão dos dois produtos. 

As Oven Fryers acabam tendo uma variação maior de tamanho. É comum encontrá-las com mais de 20 litros. Por sinal uma que avaliamos recentemente tem até mais de 30 litros, a Air Forno Mueller. 

Over Fryer Muller

As oven fryers acabam sendo produtos mais versáteis, pois além de ter mais controles independentes de resistências, também atingem temperaturas mais altas. Por outro lado, devido ao volume, levam mais tempo para pré aquecer e podem levar um pouco mais de tempo para entregar se comparado com a air fryer em temperaturas similares. Assim mesmo, compensando com mais temperatura, a entrega pode ser equivalente e em muitos casos superior a maioria das air fryers já testadas pela Harpyja. 

A maioria das Oven Fryers trabalham com controle de temperatura por termostato eletromecânico e consequentemente não fazem o papel de desidratadores. Nada impede de existir um produto com essa funcionalidade, mas considerando o que já vimos no mercado atual, ainda não apareceu um oven fryer entregando essa opção.

Mas e aí, qual é a melhor pra mim?

Como vocês devem ter percebido, há vantagens e desvantagens em todas. Se for pensar em tamanho e praticidade, a melhor é a Air Fryer que tipicamente é menor, mais fácil de carregar e de limpar (sem levar em consideração toda a área onde fica a resistência e ventilador, que é uma complicação grande para limpar em qualquer uma das tecnologias). 

Por outro lado, se busca algo mais versátil que possa desidratar alimentos, o caminho é a Air Fryer Oven. Agora se busca o pacote completo e não ter que ter dois aparelhos, a Oven Fryer praticamente cobre todos os requisitos exceto desidratar. Por sinal, está começando a surgir Oven Fryers com esmalte nas paredes internas, algo ótimo para a durabilidade do produto que não aparece em air fryer ovens e air fryers no momento. 

Foto interna da Over Fryer

Quando se tratando de desempenho para fritar, a variação é muito maior de produto para produto do que entre as tecnologias. Tipicamente as air fryer ovens são um pouco mais lentas que as air fryers comuns, mas assim mesmo há modelos de air fryer que entregam menos, muito menos. Vale mesmo é ver o resultado dos produtos que te interessam nas avaliações da Harpyja para garantir que para o que quer fazer o produto entregará.

Quando decidindo vale botar na balança como é sua dieta, o que costuma preparar para identificar qual é o melhor caminho. Particularmente em casa o que funciona melhor é a Oven Fryer, por usarmos muito mais o forno do que a opção de fritar. Mesmo o melhor sendo diferente para cada pessoa, espero que entendendo a vantagens e desvantagens das tecnologias seja possível de te ajudar naquele estilo que mais te atenderá.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?