Saiba antes de comprar: Lava Louças

Blog Harpyja

Saiba antes de comprar: Lava Louças

( 33 )

Saiba antes de comprar: Lava Louças

Até pouco tempo atrás a lava louças não chamava muito a atenção dos brasileiros. Era um produto nichado, tanto que poucas marcas de eletrodomésticos estavam com modelos no Brasil. Porém assim que veio a quarentena da pandemia, esses números começaram a mudar.

O pessoal passando grande parte da rotina em casa buscou alternativas para economizar tempo na manutenção da cozinha, e a lava louças começou a ganhar muita atenção. Tanto que agora a maioria dos fabricantes de eletrodomésticos está com pelo menos um modelo de lava louças disponível em seu portfólio.

Observando o índice crescente de buscas no Google, mesmo depois da pandemia, dá para afirmar que a lava louças veio para ficar.

Gráfico google

Para aqueles que não são habituados com lava louças, é um produto que se coloca utensílios de cozinha sujos (apesar de muitas pessoas esfregarem consideravelmente antes de colocar na máquina) e os remove limpos e secos.

A unidade traz praticidade, consome menos água que lavar os pratos na mão, além de poder sanitizar a louça e reduzir a proliferação de bactérias na pia.

Uma curiosidade interessante é que nos Estados Unidos a lava louça é considerada um dos itens essenciais na cozinha, assim como o fogão. É encontrada em quase todos os lares americanos e ao comprar uma casa, a lava louças já vem embutida nos móveis da cozinha em grande parte delas.

Atualmente a maioria das lava louças no mercado brasileiro são importadas. Pode ser que algumas sejam parcialmente montadas aqui, mas tecnologia e desenvolvimento são quase 100% globais, ou seja, são criados para atender o mercado como um todo, não regionalizados para atender peculiaridades do Brasil. Particularmente acredito que isso permanecerá assim, pois os talheres, pratos e hábitos de cozinha em nosso país se encaixam com o perfil global desses produtos.

No momento é possível encontrar modelos de 6 a 16 serviços, é assim que a capacidade dos produtos dessa categoria é medida. Um serviço equivale a lavar uma louça de uma refeição completa para uma pessoa e inclui:

     > um prato fundo, um raso e um de sobremesa

     > um pires grande, um pequeno e uma xícara grande e uma pequena

     > um garfo, uma faca, uma colher

Detalhes Talheres e Louças

Ou seja, para cada pessoa são 10 peças, então a carga de uma lava louças de 14 serviços chega a ser acima de 120 peças!

Ainda sim, nesses serviços não está incluso a lavagem de panelas (apesar de poderem ser limpas), então caso faça mesmo um jantar para 14 pessoas, provavelmente necessitará de duas “levas” para cobrir tudo.

Além de ser um produto global, independente da marca, as dimensões dos modelos de 12 serviços para cima, mudam muito pouco em suas dimensões. Abaixo seguem as cotas de duas marcas diferentes.

Lava Louças Medidas

As lava louças menores mudam um pouco mais em suas dimensões, sendo as de 8 serviços mais quadradas enquanto as de 10 serviços costumam ser mais altas e estreitas.

Lava Louças Medidas

Tecnologia das lava louças

Basicamente, as lava louças trabalham recirculando água e usando o auxílio de aspersores (como para irrigação de lavouras) para atingir esse líquido quente sobre os pratos nos mais diversos ângulos possíveis. O foco é desgrudar a sujeira, trazendo ela em direção ao filtro para um futuro descarte antes dos enxágues.

No geral é um produto que muda pouco nas tecnologias usadas para fazer seus serviços. Os ciclos geralmente alteram a temperatura da água, o tempo de lavagem e número de enxágues. Assim mesmo, as marcas se diferenciam pelos desenhos dos aspersores, pelo arranjo de suas gavetas, potência de bombas para a entrega do jatos de água, assim como também são diferentes no isolamento acústico e térmico. Para os desconhecidos, segue uma foto de um aspersor de lava louça. É uma peça grande que gira para molhar toda a louça. 

Interna de Lava Louças

Atualmente não há nenhuma etiquetagem para as lava louças no Brasil e não imagino que desempenho seja algo que veremos nos próximos anos em alguma etiqueta de lava louças. Na Harpyja desenvolvemos diversos testes para analisar o desempenho desses conjuntos assim como o consumo e ruído delas nesses ciclos.

Por sinal, os ciclos das lava louças são similares entre si. Há tipicamente um ciclo para panelas, uma opção mais econômica, outra para louças delicadas, ciclo rápido e enxágue. Há produtos com opções extras como ciclo de secagem extra, mas no geral há muita similaridade entre os modelos do mercado.

No geral, uma lava louça consome entre 10 a 20 litros para lavar e entre 1 a 2 kWh de energia. Claro que varia de produto para produto, mas no geral dá para dizer que grande parte das lava louças estarão entre esses intervalos.

Algo que muda bastante de produto para produto é como as prateleiras disponibilizam espaços para acomodar os utensílios de cozinha, podendo trazer mais versatilidade. Algumas têm cestos removíveis, outras tem prateleiras para talheres, algumas é possível mexer na altura da prateleira central, e cada marca tem formas diferentes de organizar as hastes para segurar os pratos e copos.

As lava louças em geral vem com um dispenser para liberar o sabão e um compartimento para colocar o líquido secante. São peças extremamente similares de marca para marca.

Outro ponto que vale ficar de olho nas lava louças é a facilidade de desmontar o filtro de coleta de resíduos. É uma peça importante de limpar, e se for algo complicado de acessar e desmontar, acaba sendo limpo menos do que o necessário.

Sempre é bom ter em mente a disponibilidade de assistência técnica na sua cidade para esse tipo de produto. É um eletrodoméstico que envolve água, sabão, componentes elétricos e mecânicos. Há grande chance de demandar manutenção com alguns anos de uso (por volta de 4 anos ou mais, dependendo do uso). Também é o tipo de produto que demandará algum técnico ir até o local para avaliar, já que é grande e difícil de ser transportado.

Dica para aqueles montando sua cozinha

Quando buscar uma lava louças, vale levar em consideração a compra da maior máquina possível para o seu espaço, independente do tamanho de sua família. Até se for somente um casal, é uma boa ter uma lava louças grande, pois o consumo de água e energia não aumentam tanto e o benefício da capacidade superior possibilita colocar tudo dentro do produto, seja uma panela grande, ou uma taça de vinho alta.

Lembrando que para instalar a lava louças é preciso ter uma entrada de água, uma saída para o esgoto e um ponto de energia. Sendo assim, caso vá construir sua casa, já deixe esses pontos na cozinha, independente de usar eles ou não. Caso não queira instalar a lava louças quando estiver projetando os móveis da cozinha, considere o espaço do produto no local onde está a infraestrutura, mas monte um armário no lugar. Se no futuro mudar de ideia e quiser instalar a lava louças, fica um trabalho fácil.

Conversando com quem já teve a oportunidade de usar uma lava louças boa, a maioria das pessoas a considera um produto de desejo ou um item essencial para a cozinha. Para aqueles que ainda não experienciaram, particularmente recomendo e muito a aquisição. 

Acompanhem as avaliações da Harpyja para encontrarem os modelos que mais se encaixam com o seu perfil.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?