Qual produto ferve água mais rápido?

Blog Harpyja

Qual produto ferve água mais rápido?

( 11 )

Qual produto ferve água mais rápido? | Harpyja

Uma pergunta que o público de vez em quando faz é “Qual produto ferve água mais rápido?”. Essa curiosidade também começou a crescer entre nós aqui na Harpyja, e para liberar esse espaço na nossa cabeça, decidimos colocar os produtos à prova e descobrir.

Escolhemos 4 produtos diferentes: fogão a gás, cooktop de indução, chaleira elétrica e micro-ondas. Para deixar a situação nivelada entre produtos diferentes e formas ainda mais distintas de troca de calor, estabelecemos como base uma potência declarada de 1200W. Os produtos irão variar entre marca, e obviamente modelo, mas suas declarações de potência serão todas 1200W. O volume de água foi definido como 1 litro para todos os produtos.

Levantamos os dados com base nos testes que fazemos, até porque lidamos com essas categorias em situações próximas. Os resultados foram um tanto inesperados

Quarto Lugar

O produto que ficou em último nesta comparação foi o micro-ondas. Resumindo, o produto esquenta alimentos submetendo o interior a ondas eletromagnéticas que excitam moléculas de água do alimento. Apesar do “alimento” no interior desta vez ser 100% água, a eficiência do micro-ondas é relativamente baixa, em torno de 55% (conforme aparece escrito na etiqueta). E assim levou pouco mais de 8 minutos e 40 segundos para ferver a água.

Etiqueta do microondas

Além das várias avaliações de micro-ondas que fazemos, escrevemos uma matéria sobre seu funcionamento e uma outra discutindo seu efeito na saúde. Ambas valem a pena ler para entender mais sobre o produto que é muitas vezes visto com um ar de mistério.

Terceiro Lugar

O fogão a gás sai na frente do micro-ondas, mas não por muito. Apesar de depender de meios mais óbvios para conseguir calor, apostando na queima do gás do botijão, a eficiência de calor também não é das melhores. Isso pode ser evidenciado pela quantidade de calor (e em menor parte, luz) que se sente em volta de uma boca de gás acesa. Toda essa energia está sendo constantemente dispersada para o ambiente, e não chega na panela.

O método mais convencional marcou 8 minutos e 30 segundos.

Foto de Fogão

Repetimos o teste com uma boca de 1700W, apenas por curiosidade, e considerando que não se encontra bocas de 1200W em alguns modelos de fogão. Mesmo com o aumento de potência, a resposta não impressionou muito: 7 minutos de 10 segundos.

Segundo Lugar

Em contrários aos modelos a gás, bocas na faixa de 1200W em cooktops de indução são bem comuns. E foi este produto que alcançou o segundo lugar. A eficiência da troca de calor em cooktops de indução é um motivo claro para estarem mais no topo da lista.

Neste caso, um campo magnético afeta a base da panela, e força o movimento dos átomos, que em seguida transferem o calor para o restante da panela. É por esse motivo que nem todo tipo de panela pode ser usada em cooktops de indução, seu fundo deve ser de um material passível de ser afetado por este processo.

Panela da tramontina

Apesar de um tanto complicado de explicar de maneira simples, a tecnologia compensa no aquecimento e ferve 1 litro em pouco mais de 6 minutos. São dois minutos e meio abaixo de uma boca a gás de mesma potência (1200W), apontando para a eficiência mais alta.

Primeiro Lugar

Não teve jeito, o primeiro lugar do comparativo acabou ficando com a Chaleira Elétrica. O eletroportátil provou sua utilidade como produto dedicado a ferver água. Praticamente toda a energia gerada pela chaleira é transferida para a água, alcançando assim a primeira posição.

Chaleira Elétrica da britania

No modelo de 1200W foram apenas 4 minutos e 30 segundos. Para comparar com a boca de 1700W usada no fogão a gás, usamos um modelo de 1600W, nesse caso o tempo baixíssimo foi de apenas 3 minutos e 30 segundos. Realmente muito rápido.

Fica abaixo o ranking de tempo completo das 4 opções.

Tabela de tempo por fervura

Como fica o Consumo de Energia?

Avaliar o consumo de energia neste caso é mais simples do que parece. As opções elétricas trabalham no máximo de suas capacidades, e todas terem a mesma potência faz com que o único fator que diferencie seja o tempo. Quem tem o tempo de fervura menor sai na frente; por isso as posições do ranking ficam idênticas às anteriores.

Fogão a gás é um caso à parte, por conta da origem na queima o custo depende bastante do valor do gás na sua cidade. Na data de escrita desta matéria (janeiro de 2023) o valor elevado do gás pode muito bem derrubar o fogão e o colocar em último lugar nesse quesito.

E os Fogões Elétricos?

Uma categoria que não abordamos neste comparativo é a dos fogareiros elétricos. Diferente dos de indução, os elétricos funcionam com base numa resistência; como um chuveiro, mas ao invés de esquentar diretamente a água eles aquecem uma chapa onde se coloca a panela em cima.

Estamos considerando neste caso um fogareiro elétrico de 1000W, do tipo que se encontra bastante no mercado. Nessa situação, há certa demora na entrega de energia à panela, e a resistência fica ligando e desligando com certa frequência, diminuindo ainda mais as trocas de calor. Como resultado, o tempo é bem superior ao de outros métodos, um pouco abaixo de 11 minutos.

Curiosamente, o tempo e eficiência da boca elétrica é bem próxima (embora um pouco inferior) ao de uma boca a gás de mesma potência.

Tabela de tempo de fervura

Foi interessante ver a briga pelo primeiro lugar e entender de onde vêm as limitações dos produtos. Para ler mais sobre as categorias e avaliações de modelos em específico, temos avaliações de chaleiras elétricas, fornos de micro-ondas, fogareiros elétricos, fogões, cooktops a gáscooktops de indução e muitas outras categorias.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Gabriel é estudante de Engenharia de Controle e Automação, santista e fascinado por literatura, física e RPG de mesa. Hoje trabalha na Harpyja como Técnico de Produtos, se esforça para cometer menos erros e tenta entender os porquês da vida.

Quer receber nossa newsletter?