Receita de pipoca de sagu: uma alternativa ao milho!

Blog Harpyja

Receita de pipoca de sagu: aprenda a receita que é uma alternativa ao milho

( 10 )

Receita de pipoca de sagu: aprenda a receita que é uma alternativa ao milho


Pipoca é um daqueles alimentos que são carregados de combinações boas: cinema, amigos, família, final de semana. Já imaginou experimentar uma pipoca de sagu?


Existem alguns alimentos que evocam momentos, e a pipoca é um deles. Desde o processo de se cozinhar, até o ato de comer, tudo é uma experiência, inclusive sensorial.


A mágica da cozinha ataca novamente: um grão, aquecido, que estoura e se transforma em um alimento com textura, cor, formato e cheiro completamente diferente.


Vocês entendem quando falo de experiência sensorial?

O cheiro de pipoca no ar, as mãos sentindo as pequenas explosões ao mexer a panela, o ouvido atento ao notar a diminuição do número de estouros, para por fim entender a hora de parar.


É uma experiência, não tem como negar.


Entender os processos, e olhar com calma para o ato de cozinhar : mesmo quando se prepara coisas bobas e corriqueiras, como uma simples pipoca, nos faz pensar a culinária de maneira distinta.


E são assim que as pequenas criações se apresentam. Que tal fazer pipoca de algum outro alimento que também tenha a capacidade de explodir e transformar a sua textura em algo completamente diferente?


Que tal fazer pipoca de sagu?


Isso mesmo, aquele sagu usado para fazer a sobremesa mais feita nos almoços de família no domingo.

Pipoca de sagu

fonte: pinterest


Ingredientes

½ xícara de sagu de mandioca

Um fio de óleo

Sal


Preparo

Em uma pipoqueira ou outra panela com tampa fácil de chacoalhar a panela, coloque um fio de óleo e 1/3 da quantidade de sagu da receita. Por ser muito sensível, o sagu pode queimar antes de estourar.


Repita o processo para estourar todo o sagu.


Nota: Tanto a textura como o gosto são bem diferentes da pipoca de milho. Então é bom deixar avisado que talvez você precise dar uma complementada no tempero para tornar mais saboroso.


Experimente fazer um sal de ervas com alecrim, salsinha e tomilho desidratados, um pouco de cominho e sal grosso.

Processe tudo no liquidificador até ficar fino e tempere sua pipoca de sagu.


Gostou dessa receita? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam!







Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?