Receita do autêntico Goulash Húngaro.

Blog Harpyja

Receita do autêntico Goulash Húngaro.

( 28 )

Receita do autêntico Goulash Húngaro.


Sabe quando você chega em casa cansado, com vontade de comer algo que conforte e ao mesmo tempo não dê muito trabalho?


O Goulash é um prato bem aromático, quente e acolhedor. Excelente para confortar a alma em dias que a vida exige nosso melhor.


Cozinhar é um ato de afeto, para si mesmo ou para os outros, e o Goulash é um daqueles pratos bem comfort food. Quentinho, ensopado, simples e que acalenta.


Ele tem origem na Hungria e faz referência aos guardadores de bois do século IX chamados de "Gulyas". Surgiu com o transporte de carne dentro dos Odres, um recipiente feito de couro de animal (geralmente cabras), que conservava líquidos e alimentos.


As carnes eram cozidas com temperos e cebola e depois secas no sol  para aumentar a sua duração. Só então eram guardadas nos Odres que acompanhavam os boiadeiros, servindo como alimento para onde eles fossem.


Quando estavam acampando, os guardadores de boi preparavam uma espécie de sopa, um cozido utilizando a carne armazenada, água e rábano.


O prato fornecia a dose de nutrientes necessária para repor as energias que o trabalho exaustivo demandava e também esquentava o corpo nas baixas temperaturas húngaras.


Era preparado em uma espécie de caldeirão de ferro que era carregado junto aos cavalos e colocado sobre as fogueiras.


A dica é usar uma panela de ferro ou uma de alumínio de fundo triplo, para construir as camadas de sabor para o prato. Sabe aquele grudadinho que fica na panela depois de refogar alguma coisa? Ele é responsável por conceder um sabor especial depois de adicionar algum líquido como água ou vinho na panela.


Receita


Ingredientes


- 1 kg de coxão duro cortado em cubos pequenininhos

- 1 colher de sopa de páprica doce

- 1 colher de sopa de manteiga

- 1 cebola bem picadinha

- 1 lata de tomate pelado

- 2 dentes de alho amassados

- 300 ml de caldo de carne ( ferva aparas e sobras de carne com água, cebola, cenoura, salsão)

- 2 colheres de farinha de trigo

- 1 xícara de vinho tinto seco

- Azeite

- Folhas de louro e tomilho

- Sal e pimenta do reino


Preparo


Tempere as cubinhos de carne com páprica, sal e pimenta. Em seguida passe-os na farinha de trigo até que fiquem envoltos por uma fina camada.


Esquente uma panela de ferro esmaltado ou de alumínio com fundo triplo na boca do fogão. Quando estiver quente adicione a manteiga e espere derreter, coloque a carne para dourar e criar um grudadinho na panela.


Adicione a cebola e o alho e deixe murchar. Em seguida coloque o vinho e espere o álcool evaporar. Entre com o caldo de carne e os tomates pelados, mais um pouco de páprica conforme o seu gosto, louro e tomilho e deixe cozinhar em fogo baixo.


O grande segredo do Goulash é deixar o caldo reduzir e engrossar para concentrar bem os sabores.


Sirva em uma cumbuca e coma de colher.







Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?