Cuidado com seus adaptadores de tomadas!

Blog Harpyja

Recomendação: Cuidado com seus adaptadores de tomadas!

( 49 )

Recomendação: Cuidado com seus adaptadores de tomadas!

Pouco mais de 10 anos atrás migramos para um novo padrão de tomada. Infelizmente ao invés de nosso governo adotar algo mais padronizado, como o plugue tipo B da imagem abaixo, usado em 47 países, foi decidido seguir um caminho peculiar, onde o estilo adotato só existe no Brasil e na Africa do Sul (tipo N) . Por consequência, quase todos os produtos que já tínhamos em casa não encaixavam no padrão adotado. 

Modelos de tomada

Para complicar ainda mais, este plugue implantado possui dois padrões, uma versão que suporta até 10 amperes e outra que suporta até 20 amperes. Todos os produtos que demandam mais de 10 amperes são vendidos com um plugue de diâmetro maior, que não entra nas tomadas de 10 amperes.

tamanho de tomada

Muitas das pessoas que trocaram as tomadas de casa na época, não se tocaram para esse detalhe e acabaram instalando somente tomadas de 10 amperes em casa. Por sinal, até hoje esse erro é comum. Por consequência produtos com potência alta não encaixam em muitas tomadas de casas com o plugue atual. 

O Brasil inteiro teve que se ajustar do jeito que dava e por consequência muitas empresas novas de adaptadores e plugs de tomadas surgiram no mercado. Algumas de qualidade e muitas de baixa qualidade.

Uma década depois e ainda vivemos o impacto dessa mudança. Muitas casas ainda tem plugues antigos ou tomadas de 10 amperes para ligar itens que demandam mais corrente. Temos muitas empresas de adaptadores de tomadas produzindo produtos ruins, sem se quer possuir o selo de segurança do INMETRO. 

Quais os principais problemas dos adaptadores?

Você já deve ter percebido que os produtos que tem em casa com maior potência normalmente tem cabos mais espessos. Isso é para prevenir que o fio elétrico esquente no processo de passagem dos elétrons. Basicamente quanto maior a potência, maior é o fluxo de elétrons, e caso haja restrição no caminho, a consequência é a geração de calor. Sendo assim, o plug do adaptador tem que "abraçar" a maior quantidade possível de contato com metal dentro do adaptador. 

Tomada

Caso ocorra desse contato ser parcial, está se exigindo uma passagem muito grande de elétrons em um espaço muito pequeno. Isso pode acontecer com plugues com contatos frouxos, com pinos de contato tortos internamente, adaptadores com chapas finas de metal para realizar a adaptação. Veja abaixo um adaptador com contato parcial do plugue.

Tomada

Não devemos nunca brincar com a eletricidade. Por trás de um adaptador mal feito ou de uma tomada de má qualidade pode-se ter consequências gigantescas para nossos lares. Sendo assim, segue aqui algumas dicas para garantir a segurança de seu produto e a segurança de sua casa.

Compre adaptadores de qualidade

Busque por produtos com o selo do INMETRO. Produtos testados pelos órgãos de segurança terão isso estampado no produto. Há chance de ter adaptadores com selos falsos, mas acho pouco provável que irá encontrar isso em uma loja e artigos elétricos. É mais fácil achar itens sem selo nenhum. Duas marcas que estão no mercado sem selo são a POP e a eletroplas.com (por sinal as fotos do plugue derretido acima são da eletroplas.com).

Preste a atenção no plástico (rebarbas são um ponto negativo), observe o metal dos pinos (metal opaco e com cara de danificado é um mal sinal), e tente ver o alinhamento e espessura dos metais nos encaixes internos. Os encaixes internos precisam abraçar os plugues da tomada, precisam ter uma boa área de contato, além de estarem bem alinhados com o ponto de entrada. Caso esses fatores não estejam com uma boa aparência, evite. 

Algumas marcas que já utilizamos e atendem esses padrões são a Daneva, Transmóbil, Ilumi e Alumbra.

Sempre que puder evite os adaptadores em formato de "T". Com eles é comum sobrecarregar a tomada, além de muitas vezes acabar colocando um peso excessivo no plugue, contribuindo para  afrouxar os contatos. Caso queria ligar mais que um item em uma tomada, opte pelo formato de régua, onde os diversos plugues ficam em linha e somente um plugue macho é ligado na tomada através de um cabo. Muitas vezes essas "réguas" possuem um fusível para evitar a sobrecarga  da tomada. 

O mais recomendado

Caso tenha um produto com plugue de outro país, seja americano, chinês, australiano, vale a pena cortar o plugue e colocar um conector novo. É um trabalho relativamente simples e que traz muito mais garantia na conexão. Está implícito aqui que o trabalho deve ser com capricho! Além disso, novamente busque por conectores que possuam o selo do INMETRO. Normalmente plugues desse padrão quando comprados em lojas de elétrica vão vir empacotados com a descrição do fabricante. 

Selo inmetro na tomada

Caso o plug do aparelho seja de 20 amperes e sua tomada seja de 10 amperes, estude a possibilidade de trocar a tomada para 20 amperes. Antes de realizar isso, confira qual é a corrente limite de seu disjuntor. Caso seu disjuntor seja de 15 amperes e o produto que está querendo ligar seja acima disso, aí será necessário mexer na fiação dessa tomada, pois a corrente exigida será acima do que os fios de estão prontos para suportar. Como isso é  mais complicado, vale procurar uma tomada que suporte uma corrente maior e ligar seu aparelho nela.

Caso esteja construindo uma casa, planeje suas tomadas para suportar aparelhos de 10 e 20 amperes em cada cômodo. Dimensione o desjuntor para suportar essas correntes. Há um custo extra envolvido por ser necessário passar cabos um pouco mais grossos, mas vale o investimento. 

Vejo muita gente usando adaptador em produtos de 20 amperes para ligar em tomadas de 10 amperes. Entendo a razão disso, pois como lidar com um aquecedorzinho portátil que em todo o lugar exige uma tomada de 20 amperes!?

E você, como está realizando suas adaptações para ligar seus aparelhos na tomada?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?