Qual o melhor refrigerador para mim?

Blog Harpyja

Qual o melhor refrigerador para mim?

( 10 )

Qual o Melhor Refrigerador Para Mim?

Diferente dos fogões e lavadoras, o refrigerador é um item que mexe menos com nossos hábitos culturais. Sendo assim, muitos produtos são globais, mudando muito pouco de região para região. Há suas exceções, como refrigeradores com chave na porta para conter macacos de roubar comida. Apesar de termos mata perto de cidades, essa funcionalidade ainda não vi no Brasil para vender!

O propósito do refrigerador não muda muito entre as pessoas. Busca-se refrigerar com a menor flutuação possível e corrigir a temperatura rapidamente sempre que a porta for aberta. A busca pelo melhor refrigerador está focada no volume dos compartimentos e nas funcionalidades extras, que agregam praticidade, versatilidade, estética e às vezes economia para o bolso. 

Com a entrada dos refrigeradores com “tablets” na porta, a gama de valores dos refrigeradores  residenciais ficou ainda maior. Há hoje refrigeradores abaixo de R$1000 assim como tem modelos por mais de R$23,000. Nesta categoria nos últimos anos os coreanos (Samsung e LG), assim como a Panasonic, estão cada vez mais presentes.

Para facilitar a análise dos detalhes os itens abaixo estarão em tópicos. Aqueles que mais interessam vale dar mais atenção extra. No fim do material fica uma análise das funcionalidades relacionadas aos preços. 

Tamanho e local

Não tem eletrodoméstico que varie tanto de tamanho quanto o refrigerador. Cada marca tem várias alturas, larguras e profundidades. A decisão do tamanho é muito particular dos hábitos da casa, então a melhor pessoa para decidir o tamanho é você. Só vale levar em consideração algumas coisas: 

Dependendo do tamanho do refrigerador ele não passa na porta de casa. É possível remover as portas do refrigerador para facilitar a passagem, mas é basicamente isso que dá para reduzir no tamanho. 

Comparação de geladeiras

Pense na relação de tamanho do freezer versus o refrigerador. Há refrigeradores com congeladores grandes e outros com freezers pequenos. Há refrigerador que é possível transformar o freezer em refrigerador. Tudo isso pode ajudar você a decidir o tamanho do produto ideal. Na etiqueta dos produtos há o volume total e o volume de cada compartimento (freezer e refrigerador). 

Selo de energia

Não há padrão de largura e profundidade. Quando analisar o volume, preste atenção nas dimensões para não acabar com um produto largo demais ou muito profundo.

Exemplo: DB84X -> Super larga apesar de só duas portas.

Dimensão da geladeira eletrolux

Caso o refrigerador fique do lado de uma parede, vale ver um que não precise de mais de 90° para abrir as gavetas. Esse quesito varia de refrigerador para refrigerador.

Esqueça a reversão de porta. Infelizmente hoje no mercado há somente um refrigerador que a porta é reversível. Para aqueles que buscam otimizar a posição da abertura da porta ou querem fazer um combo de dois refrigeradores lado a lado, vão ter que se contentar com o Samsung (SAMSUNG - RL4353)

Material das Prateleiras

Um dos primeiros pontos visíveis dentro de um refrigerador são os materiais de suas prateleiras. Os refrigeradores mais em conta do mercado apresentam grades de metal pintada. São limitados no apoio dos alimentos com base pequena, não conseguem conter vazamentos e esteticamente também não ajudam. 

Subindo um pouco o valor do refrigerador aparecem os refrigeradores com prateleiras de acrílico. Essas conseguem conter vazamentos e são esteticamente mais interessantes, porém ainda são frágeis, mesmo sendo desenvolvidas para suportar uma boa quantidade de peso. 

O passo acima das prateleiras de plástico são as prateleiras de vidro. É o melhor caminho e não é necessário pagar muito para um refrigerador assim. 

Independente das prateleiras principais terem materiais diferentes, as prateleiras da porta e das gavetas do produto serão normalmente de acrílico. Vale olhar essas peças com maior atenção. Preste a atenção na espessura das prateleiras da porta e das gavetas. Hoje há prateleiras finas com menos de 2,5mm de espessura, limitadas no suporte de peso e qualquer queda durante a limpeza será uma peça quebrada. 

Parte interna da geladeira

Posição do freezer

Hoje o mercado está com vários modelos de refrigeradores com freezer no compartimento de baixo (bottom freezer). Algumas marcas usam o termo “inverse” para essa característica. Não confunda com o termo “inverter” que quer dizer algo bem diferente relacionado ao compressor. Mais para baixo entro nesse ponto. Algumas empresas gostam de usar o termo “bottom freezer” para indicar que o freezer fica na parte de baixo do refrigerador. 

O freezer no alto ou embaixo baixo impacta em nossos hábitos. Quando fica embaixo é composto praticamente de gavetas. Nos modelos mais caros o freezer até abre como uma gaveta gigante. Com o freezer no alto o predominante são as prateleiras. Às vezes prateleiras fechadas, mas não deixam de ser prateleiras. 

Gavetas acabam ficando mais desorganizadas, mas acabam sendo mais fáceis de encher de alimentos. As prateleiras são boas para organizar formas grandes que podem ser empilhadas. 

Os freezers na parte de baixo acabam criando um compartimento intermediário no topo, que muitas empresas transformam ele em um compartimento flexível, podendo ser usado como refrigerador ou como congelador. 

Freezer

Nos refrigeradores com freezer no topo, o compartimento mais frio acaba ficando dentro do refrigerador, na parte mais próxima do freezer. Nesses casos acaba só virando uma prateleira fechada para resfriamento mais agressivo.

Dispenser de Água e Gelo

Os refrigerados com saída de água na frente do produto tem várias variações. É possível encontrar dispensers de água com abastecimento manual, onde internamente há um compartimento na porta para abastecer água. Os refrigeradores mais completos tem o dispenser de água automático e para funcionar precisa de um ponto externo de água para alimentar o circuito. A água nesses produtos é sempre refrigerada, não sendo possível escolher para obter água na temperatura ambiente. 

Filtro de Água

Pouco tempo atrás os filtros de água eram algo que se instalava antes da entrada de água do refrigerador. Era uma peça externa que se comprava da marca que queria. Hoje muitos refrigeradores já vem com o filtro de água interno, o que facilita muito na manutenção ou troca anual (ou a cada 6 meses).

Filtro de agua

Geradores de Gelo (Ice Maker)

Os geradores de gelo nos refrigeradores também variam. Há geradores de gelo automáticos (usando a água que alimenta os dispensers automáticos), assim como há geradores com abastecimento manual (onde coloca-se água dentro de um compartimento no refrigerador e o gelo é fabricado no freezer).

Ice Maker Gelo

Ice Twister ou Twist Ice

Modelos que não possuem dispenser de gelo às vezes oferecem locais específicos dentro do freezer para alocar as de gelo. O Twist Ice da Brastemp tem duas bandejas de gelo que podem ser abastecidas por um "abastecedor", que é uma peça plástica em que se adiciona água fora do refrigerador e quando colocada dentro do freezer, abastece os compartimentos. 

A Electrolux tem o ice twister que são forminhas flexíveis com um balde abaixo delas. Há uma alça para girar as bandejas, derrubando os gelos dentro deste balde. 

Fazedor de gelo


Há uma versão que parece uma caixa fechada com dois buracos no topo para encher as formas. Peças para facilitar a adição de água nas formas. 

Filtro desodorizador

Vários refrigeradores vem com filtro para reduzir o odor interno do refrigerador. A maioria usa filtros que necessitam ser trocados depois de um tempo de uso. Há refrigeradores com filtro permanente, normalmente em modelos grandes de alto padrão. O filtro da Samsung não precisa ser trocado, somente é necessário uma limpeza a cada dois anos. O filtro da LG promete ser permanente sem a necessidade de manutenção. 

Filtro de geladeira

Outros Diferenciais

Alguns diferenciais menores que as empresas oferecem podem parecer pequenos, mas para muitos é algo muito importante. Para não deixá-los de lado segue uma descrição breve de cada um.

Alarme de porta aberta

Há modelos que indicam com uma iluminação no painel que a porta está aberta. Há também modelos que além de indicar a porta aberta, depois de um tempo gera um sinal sonoro para avisar mesmo que a pessoa esteja longe do refrigerador. 

Alarme de porta de geladeira

Iluminações internas (refrigerador / freezer)

Hoje praticamente todos os refrigeradores têm iluminação, e o que reina é o LED. São poucos os produtos com bulbos. O LED, além de ser menor, pode ser distribuído por todo o refrigerador, gerando uma iluminação em todos os compartimentos. Dependendo da marca, a cor da iluminação muda. Os produtos das marcas asiáticas tendem a ter LEDs brancos puxando para o tom azulado. Os produtos com anos de presença no Brasil trabalham com tons mais amarelados (Ex: Brastemp).

Freezers também podem vir com iluminação, mas é algo menos comum. Estão mais presentes nos congeladores grandes, normalmente de alto padrão. 

Luz interna de geladeira

Modo Férias, Compras e Viagem

Há pessoas que baixam a potência de seus refrigeradores quando vão viajar. Faz sentido, pelo produto passar dias sem alguém abrindo a porta. Esse é o propósito do modo férias: trabalhar na potência mínima possível para conservar os alimentos internos. Independente da marca, se possui essa função, seguirá esse caminho de execução. Lembrando que a temperatura aqui não funciona como em um ar condicionado. A temperatura mínima significa menor gelado, e máximo, mais gelado.

Painel de geladeira

O modo compras e viagem são parecidos. Ambos lidam com a abertura frequente da porta do refrigerador e freezer. Nesta função as marcas diferem um pouco no comportamento, mas basicamente quando o botão é acionado o produto trabalhará na potência máxima, ou seja, se a porta for aberta o refrigerador trabalhará mais pesado para baixar a temperatura rapidamente.Depois de algumas horas o sistema volta a trabalhar normalmente. A única diferença de compras para festas é que no modo festas esse comportamento fica acionado por algumas horas a mais.  

Tecnologia Inverter

Com a evolução dos motores e controles de motores, a tendência no futuro é que todos os eletrodomésticos e portáteis com elementos girantes tenham um controle preciso de velocidade. Hoje isso já está comum em máquina de lavar, ar condicionado e está cada vez mais comum em refrigeradores. 

Os típicos motores usados nos eletrodomésticos trabalham na velocidade máxima ou desligados. É tudo ou nada. Os motores controlados com inversores de frequëncia (tecnologia inverter) podem trabalhar em qualquer velocidade e com isso podem melhorar a precisão das tarefas dos eletrodomésticos, gerar menos ruído, além de reduzir o consumo de energia no processo. Abaixo segue uma representação de um refrigerador tradicional versus um refrigerador com inversor de frequência. A linha amarela representa a potência, e a linha azul mostra a temperatura. 

Gráfico temperatura potencia

Gráfico temperatura potencia


O inversor de frequência é uma grande vantagem nos eletrodomésticos, pois além dos benefícios citados, ele gera menos desgaste no motor, por não trabalhar nos extremos. Só vale lembrar que esses produtos possuem eletrônica mais complexa então vale ver o histórico de problemas e resoluções da empresa para esses assuntos. 

Congelador (freezer)

Os refrigeradores com uma porta possuem um congelador que atinge temperaturas por volta de -7 graus. Os modelos com duas portas, onde o congelador está isolado do refrigerador, tipicamente trabalham acima de -15 graus. Hoje em dia muitos freezers atingem abaixo de 23 graus negativos! Infelizmente a etiqueta do Inmetro só vai até -18 graus, para aqueles que buscam temperaturas abaixo disso, não será possível contar com a etiqueta atual do INMETRO.

Frost Free

Os congeladores frost free tem um consumo um pouco maior que congeladores convencionais, porém tem o benefício de não ter acúmulo de gelo nas paredes do congelador. Esse tipo de funcionalidade padrão nos refrigeradores de médio a alto padrão. É o tipo de praticidade que depois de ter em um produto as pessoas não voltam mais para o freezer sem frost free. 

Features e preços

- Se está  buscando um refrigerador pequeno, abaixo de 300 litros, vale já buscar um duplex para poder ter um congelador atingindo temperaturas mais baixas. Ele custará por volta de R$200 a mais, mas vale a pena


- Caso busque algo um pouco maior, entre 300 e 400 litros aí já vale focar em um refrigerador que pelo menos seja frost free com prateleiras de vidro. É possível conseguir modelos nessa configuração ao redor de R$2000.


- Na faixa de R$3000 já começam a aparecer opções de refrigeradores com tecnologia inverter, podendo ter um consumo mais baixo e menos barulho. É nessa faixa que também aparecem vários modelos com freezers na parte de baixo. 


- Acima de R$4000 começam a aparecer os refrigeradores com três portas, alguns desses com o freezer de gaveta. Nessas configurações os refrigeradores já estão acima de 500 litros. 


- Acima de R$6000 é possível pegar refrigeradores com dispenser automático. Grande parte desses refrigeradores são side by side ou de três portas. Com essa configuração raramente poucos refrigeradores são abaixo de 500 litros. 


- Até R$10000 os refrigeradores são similares aos de R$6000, com acabamentos melhores e volumes aumentando acima de 600 litros. 


- Acima de R$10000 que começam a aparecer os refrigeradores com porta extra de acrílico e também interface inteligente (tela estilo tablet). Nesse estilo de produto as marcas presentes são somente LG e Samsung.


- Refrigeradores side by side tem mais espaço interno que refrigeradores do mesmo tamanho externo com três portas. Por sinal, um dos maiores refrigeradores atualmente do mercado é o Side By Side da Samsung abaixo com mais de 750 litros de volume!


- Não se iluda de que volume é só possível ter com refrigeradores acima de R$5000. Há refrigeradores com duas portas que quase atingem 600 litros. Um exemplo é esse electrolux com bottom freezer. 


Acho que tendo essas informações em mente já será mais fácil afunilar para o produto que buscam. Para auxiliar nesse processo, acesse o comparativo de refrigeradores abaixo.


COMPARATIVO DE REFRIGERADORES


Me estendi nos detalhes, mas a intenção é ajudar. Dúvidas, críticas e sugestões comentem aqui embaixo.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?