Saiba como preparar o Paneer Butter Masala, um clássico da culinária indiana.

Blog Harpyja

Saiba como preparar o Paneer Butter Masala, um clássico da culinária indiana.

( 6 )

Saiba como preparar o Paneer Butter Masala, um clássico da culinária indiana.


Você está querendo aprender novos preparos para sair da trivialidade do dia a dia?


Aqui na Harpyja, semanalmente, fazemos a curadoria de receitas que fogem um pouco dos preparos usuais amplamente difundidos na rede. Justamente por entender que a alimentação pode ser uma maneira muito importante de expandir os horizontes e a nossa relação com o mundo.


A culinária indiana é uma das mais ricas e aromáticas do mundo. A complexidade dos aromas é oriunda justamente das tradicionais masalas, um mix de especiarias elaborada com muito zelo pelos indianos.


Na Índia, cada família guarda o segredo de sua Masala, então dá para imaginar a infinidade de combinações disponíveis.


Em nosso blog já abordamos a questão das masalas e da tradicionalidade no preparo dos curries. Para acessar o conteúdo, clique aqui.


Também conhecido como Paneer Makhani, o prato vegetariano é um clássico da culinária indiana. Ele combina o Paneer, um queijo do tipo fresco, com um molho amanteigado muito especial que leva uma série de ingredientes.


O Paneer é um queijo típico indiano e na nossa receita será adaptado pelo queijo Frescal, que tem a mesma textura e qualidades desejadas para a receita. O Frescal é um queijo fresco, obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e tem como a característica principal ser um queijo pouco complexo, o que o aproxima muito da matéria prima: o leite.


Receita


Ingredientes


- 100 g de manteiga sem sal

- 250 gramas de queijo Frescal

- 1 colher de chá de gengibre ralado

- 1 colher de chá de alho moído

- 2 folhas de louro

- 1 colher de chá de canela em pó

- 3 cravos

- 2 bagas de cardamomo

- 1 colher de chá de grãos de coentro

- 1 colher de chá de sementes de cominho

- 6 grãos de pimenta preta

- 2 colheres de sopa de castanha de caju moída

- 2 cebolas processadas até formar uma pasta

- 1 lata de tomates pelados sem o líquido,processados até atingir consistência de molho

- 2 colheres de sopa de creme de leite fresco


Preparo


Vamos começar preparando a masala, que vai ser responsável por toda a carga aromática e de sabor da receita.


Em uma frigideira de inox adicione o cravo, a canela, o cardamomo, a pimenta preta, os grãos de coentro e cominho e as folhas de louro. Sem óleo ou gordura, só os ingredientes secos mesmo. Mexa a frigideira pelo cabo para fazer com que os ingredientes "dancem".


O calor faz com que o óleo essencial presente nos ingredientes sejam ativados e que o aroma seja liberado e fique mais intenso. Quando começar a soltar uma leve fumacinha, é hora de parar. Espere esfriar um pouco e adicione os ingredientes em um liquidificador ou processador e bata até conseguir uma textura de pó.


Misture a pasta de cebola com o alho ralado e gengibre moído. A castanha de caju moída deve ser misturada a 2 colheres de sopa de água para obter uma textura de pasta.


Em uma frigideira antiaderente grande, refogue a pasta de cebola, gengibre e alho com um fio de azeite até que fiquem com uma coloração levemente marrom.


Adicione a pasta de castanha e refogue por 2 minutos. Adicione o tomate processado, a manteiga e a masala (mistura de temperos) e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos.


Adicione o queijo frescal cortado em cubos grandes e deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Finalize com o creme de leite fresco, desligue o fogo e misture para incorporar.


Sirva em um bowl para ser comida às colheradas. É um excelente prato para compartilhar com os amigos e a família e depois vir aqui no blog contar a reação das pessoas.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?