A moda do abacate: entenda o porquê do ingrediente estar em alta.

Blog Harpyja

A moda do abacate: entenda o porquê do ingrediente estar em alta.

( 4 )

A moda do abacate: entenda o porquê do ingrediente estar em alta.


Se você acompanha as redes sociais deve ter notado uma aumento no número de postagens envolvendo uma fruta específica, o abacate.


Inúmeros estabelecimentos pelo mundo todo estão se apropriando da fruta para realizar criações em seus cardápios, e tem umas coisas bem bizarras:


café Latte servido dentro de um abacate


O Avolatte já está entre nós e pode ser consumido em algumas cafeterias ao redor do mundo. Não se sabe quem foi o precursor da bebida, mas só no Instagram já são mais de 1.700 hashtags que mostram que ela está se popularizando.

Sim, é um café Latte servido dentro de um abacate. Faz sentido? Talvez. Se não fizesse não estaria ficando tão popular. Conta pra gente nos comentários aqui embaixo do texto se você acha que é uma bebida que você tomaria, e por que?


sanduíches de abacate

Fonte: foodeco


Tcharan! Por essa você não esperava. O food stylist Colette Dike é o responsável por criar esses sanduíches de abacate, que ao invés do pão, levam a fruta. Em sua conta do Instagram @fooddeco ele compartilha suas criações e elas fazem bastante sucesso na rede.  

Inclusive grande parte dos pratos fotografados por ele são feitos com a fruta da moda.

Mas qual será a relação do abacate com as redes sociais?

O Instagram é um dos principais responsáveis pelo boom em todo o mundo. São quase 10 MILHÕES de hashtags #avocado só na rede social e 1 milhão de #avocadotoast que ao que tudo indica, é a nova onda entre as blogueiras e blogueiros.

As torradas de abacate tem sido a opção de café da manhã dos que buscam benefícios nutricionais para a refeição mais importante do dia. Além de nutricionalmente interessante, as avocados toasts são muito bonitas, não dá para negar.

avocados toasts


O abacate é considerado uma espécie de superalimento, pelas propriedades:

  • reduz a fome e aumenta a saciedade

  • rico em ômega 6,7 e 9

  • ajuda a baixar os níveis de insulina no sangue

  • rico em vitamina E e C, excelente antioxidantes

  • rico em folatos e vitaminas do complexo B que promovem o desenvolvimento saudável das células e tecidos


É um alimento rico em gordura que precisa ser consumido com cautela, mas estudos recentes apontam que a gordura do abacate pode fazer bem a saúde, já que ela é monoinsaturada e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.

Existe uma grande diferença entre o abacate popular no Brasil e nos Estados Unidos. Lá a fruta é menor, com menos concentração de água e consequentemente mais firme. Conhecido como avocado, tem uma textura mais cremosa e vai muito bem em receitas salgadas.

Abacate


Tem origem no México, há milhares de anos, onde a guacamole é um dos pratos identitários da região. O país é responsável por mais da metade da produção mundial e só em 2017  lucrou mais com abacates do que com petróleo.


Grande parte da demanda mundial vem dos Estados Unidos, onde o consumo cresce estonteantes 15% ao ano. Mas o sucesso se deve também aos "hipsters" da internet, que replicam um consumo da fruta que é considerada "descolada", saudável e "fotografável".


A exportação dos abacates encarece o preço para a população mexicana, que vem nos últimos anos cogitando a possibilidade de importar a fruta,  em busca de preços menores.


Para você ter uma ideia, a indústria bilionária do abacate sofre inclusive com o assédio de cartéis de drogas, que interessados em uma renda extra, sondam as fazendas mexicanas.


Precisamos considerar as questões ambientais também, já que a produção de 1kg de abacate demanda absurdos 2000 litros de água.


Comparado a outros alimentos, como a alface (130 litros por quilo), soa um pouco preocupante.


O desmatamento também preocupa. Em Michoacán, um dos estados que mais produz abacate no México, a falta de políticas de conservação ambiental e delimitação de áreas de conservação faz com que algumas florestas estejam desaparecendo, segundo o Greenpeace.


A demanda se espalhou também para a Ásia, sendo a China uma das maiores importadoras da fruta. No ano de 2017 foram 33 toneladas de abacate, que segundo especialistas aumentaram graças aos turistas que visitam a América e trazem para casa o hábito.


Restaurantes especializados em abacate tem se espalhado pelo mundo, The Avocado Show, La Avocaderia e The Avocado Factory são alguns dos estabelecimentos que se dedicam a dar ainda mais fôlego a essa cultura abacateira.


Se a moda do abacate vai durar, precisamos esperar para ver. Mas a tendência dominou o mundo inteiro e seus impactos não podem ser menosprezados. Desde o apogeu das redes sociais, a gastronomia se transformou evidentemente.


Vivemos em busca de pratos de culturas distintas, consumindo ingredientes que sequer fazem parte de nossa realidade e replicando tudo isso a níveis gigantescos nas redes sociais.


É preciso identificar com muita cautela a maneira com que as informações nos chegam, e o que faremos com ela. Claramente o caso do abacate é um exemplo do poder da internet na estruturação de um case de marketing de sucesso.


Se for entrar na moda do abacate, aqui fica meu único conselho: prefira a versão nacional, que apesar dos pesares, é inofensiva socio-ambientalmente e permite resultados semelhantes ao imprudente avocado, que chega a custar 10 vezes mais.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?