As 100 melhores comidas do mundo segundo o TasteAtlas.

Blog Harpyja

As 100 melhores comidas do mundo segundo o TasteAtlas.

( 14 )

As 100 melhores comidas do mundo segundo o TasteAtlas.


Uma das coisas mais legais de fazer quando se está viajando, é comer. A conexão com os alimentos de outras culturas pode nos dizer muita coisa a respeito da localidade. Os hábitos alimentares conversam com a geografia, agronomia, história, cultura, sociedade e muito mais.


Às vezes tange o universo das artes, cinema, literatura. E pode ser um exercício observativo para entender melhor todo o contexto da história da humanidade.


A alimentação pode ser mais democrática do que você imagina. Estar familiarizado com os preparos de cada região pode ser crucial na hora de desvendar o universo culinário. E engana-se quem pensa que precisa viajar milhares de quilômetros para provar pratos tradicionais.


Desde o advento dos restaurantes típicos e da popularização das profissões de chef e cozinheiro é muito comum encontrar estabelecimentos (bares, restaurantes, feiras de rua, e festivais) especializados em gastronomia internacional.


Se você é fã da gastronomia, e gosta de conhecer novos sabores, precisa conhecer o TasteAtlas. A plataforma é uma enciclopédia colaborativa em que viajantes do mundo todo alimentam a base de dados com informações sobre os pratos e receitas tradicionais de cada localidade.


São mais de 10 mil pratos, ingredientes e bebidas que elucidam de maneira bem intuitiva o que se pode provar em grandes metrópoles, vilarejos, cidade, bairros, países e regiões.


Passear pelo mapa pode inclusive te dar insights sobre preparos a serem adicionados a rotina de sua cozinha. A maioria dos pratos são contemplados com receitas e a história propriamente dita.


Mapa de comida por local


No mapa da Itália por exemplo, é possível ter contato com um número muito grande de pratos e ingredientes. Dá para traçar um paralelo entre a fabricação de alguns pratos e a oferta de ingredientes, que variam conforme o clima (incidência de chuvas, temperatura), geografia (proximidade do mar, áreas montanhosas, planícies) e outros fatores que são explicados na plataforma.


Só na seção de pizzas, na região de Nápoles, somos presenteados com a informação de mais de 70 tipos de pizzas e a popularização delas ao redor do globo. É informação que não acaba mais.


Tipos de pizza

Top 100


Com base em um sistema de ranqueamento, a plataforma tem acesso aos dados de votação de toda uma comunidade para entender quais são os 100 melhores pratos de todo mundo.

O legal é que o TasteAtlas também fornece dados dos estabelecimentos em que se pode provar os pratos ali exibidos, o que permite conhecer bons estabelecimentos caso esteja em viagem.

Curiosamente o churrasco brasileiro emplaca as primeiras posições do ranking, o que diz muito sobre a abundante oferta de matéria-prima de origem animal, em especial a carne bovina, que nosso país apresenta.

Só em 2018 exportamos 1,62 milhões de toneladas de carne bovina, sendo a China o principal destino. A previsão para 2019 é de que o Brasil seja o maior exportador de carne do mundo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Viaje sem sair do lugar pelo sudeste asiático, descubra novos sabores na França, encante-se com a riqueza da culinária espanhola. A plataforma é um prato cheio, literalmente, para os entusiastas da culinária.

Apesar de ser desenvolvida em língua inglesa, é simples e intuitivo navegar,  e na hora em que você for se aprofundar sobre a história de algum prato ou ingrediente, basta copiar e colar o texto no tradutor.

Galeria

Queijos europeus

Queijo por região


Especialidade japonesas


Pratos por região


Cozinha alemã


Pratos da Alemanha



 



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?