Como limpar e desamassar eletrodomésticos de inox

Blog Harpyja

Como limpar e desamassar eletrodomésticos de inox

( 67 )

Como limpar e desamassar eletrodomésticos de inox


Os eletrodomésticos de inox são uma boa opção para os que buscam uma sensação de elegância em sua cozinha, ou que está cansado do branco clichê. O material é mais resistente que o plástico normalmente utilizado, trazendo uma robustez maior para o produto.

Por ser um material de maior durabilidade, pode ao longo da vida surgir amassados, ficar com aparência suja, marcas de dedos, gordura acumulada. Mas com as dicas que trago hoje, isso não será mais um problema, e você poderá conservar seu eletro deixando-o sempre com aparência de novinho.


Existe um grande cuidado com o tipo de produto que você passa no inox. Qualquer deslize pode ser fatal para a vida útil. Evite de todas as maneiras produtos abrasivos, pois o inox possui uma película protetora que pode ser facilmente destruída por esses produtos como multiusos, cloro, água sanitária e afins. Ficar sem essa película pode causar manchas e oxidar o produto.


Vamos às dicas


As dicas à seguir são simples para uso doméstico, mas devo esclarecer que dependendo do tamanho do dano, é melhor procurar um profissional da área, mas logo falaremos mais disso. Vamos começar pela limpeza.


Esqueça a escova de aço e o lado verde da esponja. Utilize flanelas, panos macios, escova de cerdas macias, sempre manuseando levemente, sem força na hora de esfregar.


1) O bom e velho vinagre


O vinagre é ótimo para tirar manchas de dedos e aquela gordura superficial após frituras. Lembrando de utilizar um pano com fibras macias, borrife um pouco de vinagre na superfície a ser limpa. Se for inox com fibras, esfregue o pano no mesmo sentido delas (evitando riscos).


Fibras de inox na horizontal
Fibras de inox na horizontal


Como o vinagre possui álcool e se trata de um ácido, lembre-se de retirar o excesso com um pano úmido e outro seco logo em seguida.


2) Azeite de oliva


O azeite é ótimo para tirar gordura, principalmente do fogão de inox!


Azeite de oliva


Embebede papel toalha no azeite e passe pela superfície a ser limpa, mas não pressione com muita força para não riscar. Apenas o necessário para atingir todas as regiões desejadas.


Após passar por toda a área de inox, tire o máximo de excesso de óleo que conseguir. Para tirar a oleosidade, limpe com um pano úmido e detergente neutro. Seque bem, e isso vale para todas as dicas: ao final, seque! Nunca deixe o inox úmido secar naturalmente pois pode ocasionar em manchas.


3) O Sapólio


Ele pode ser utilizado para limpeza de inox, mesmo se tratando de um abrasivo. A marca Bombril, por exemplo, está no mercado com o sapólio exclusivo para inox. Ele possui abrasividade média, e promete trazer o brilho novamente para as peças. Além de que no site eles afirmam que o produto não risca, mas lembre-se de identificar o sentido das fibras de inox no seu produto, e esfregar sempre nesse sentido. O mesmo vale para polimento, e evite movimentos circulares.


Sapólio da bombril
Fonte: Bombril


O Sapólio para Inox pode ser sim uma boa opção, mas cuidado com a abrasividade. Não utilize esse produto todo dia, apenas quando a limpeza exigir algo mais profundo.


4) Para o dia a dia - menos é mais


Cuidado com dicas relacionadas ao bicarbonato de sódio. Ele pode ser bom para limpar e clarear muitas coisas, mas inox não é uma delas, mesmo vários sites de limpeza indicando.


O bicarbonato de sódio, por mais que você misture na água para criar uma pasta, ele se torna um tipo de esfoliante. Os flocos de bicarbonato não se dissolvem completamente na água, formando uma pasta branca, mas com pequenos segmentos ainda sólidos. Esfregar essa pasta pelo inox pode tirar seu brilho e riscar a superfície.


Opte por algo mais simples, e que trará um resultado mais satisfatório a longo prazo. Para tirar a sujeira comum do dia a dia, um pano levemente úmido com detergente neutro dá conta do recado!


E para desamassar?


Bom, como eu disse lá no começo do texto, essas dicas servem para pequenos amassados, se você tentar aplicar alguma delas em um amassado extremo, pode até funcionar, mas poderá comprometer o brilho e a textura de seu eletro (um pequeno amassado considero até o tamanho de uma maçã comum. Acima disso, se torna um dano grande). Aconselho que para esses casos, seja considerado uma ajuda profissional.


1) Utilize o calor e frio ao seu favor


Você pode utilizar um secador de cabelo e cubos de gelo para trabalhar da contração e expansão do inox. Um bom complemento para essa dica é usar junto o ar comprimido.


Você pode encontrar lata de ar comprimido para vender em lojas de mecânica ou eletrônicos, ele é utilizado para limpar motores de carros e espaços pequenos como teclados e peças de computador.


Comece utilizando o secador sobre a região amassada (use o ar quente). Deixe esquentando por um bom tempo, para que o inox se expanda bastante. Quando já estiver bem quente, aplique o gelo contra o inox e deixe que a contração aconteça por um tempo. Após isso, umedeça a área com um pano molhado, e acione o ar comprimido sobre a região até que comece a congelar. Então volte com secador de cabelo e permaneça até ficar bem quente novamente. Repita o processo algumas vezes até se sentir satisfeito com o resultado. Lembrando que essa técnica funciona melhor para amassados pequenos.


2) Sucção caseira


Uma dica bem caseira, mas que pode dar muito certo: desentupidor de pia (ou vaso sanitário, mas utilize um novo e limpo, né?).


Basta atrelar um pouco da primeira dica, esquentando com o secador para o inox expandir, e quando estiver bem quente, use o desentupidor sobre o amassado. Repita a função até que tenha o resultado esperado, e lembre-se de deixar o inox bem quente com o secador.


O problema de tentar essa dica em um amassado grande, é que pode até dar certo, mas poderá causar marcas indesejadas no inox, bem nas partes da dobra do amassado. Mas se você é daqueles que não desistem, uma boa solução para esconder os danos no inox é envelopar o seu produto. Falamos sobre esse tema e ensinamos como fazer neste texto.


Existem alguns produtos que seguem a mesma base da sucção, que são feitos para tirar amassados de automóveis. Pode funcionar também, mas é necessário um esforço a mais para instalar e manusear a peça, e os resultados podem atrair os mesmos problemas de descascamento, além de tirar o brilho por causa da cola quente que é exigida para fixar o produto no local.


Às vezes vale mais se manter nas dicas simples e caseiras, ou ir direto a um profissional.


Espero que as dicas tenham sido úteis, não esqueça de avaliar este texto utilizando as estrelas abaixo, e criar sua conta para comentar e interagir.


Até a próxima!


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Renan Cordeiro Kieski é formado em Publicidade e Propaganda, amante das artes visuais, focado no ramo da fotografia e da comunicação publicitária. Escritor independente, apaixonado por histórias escondidas esperando para serem escritas e lidas. Atualmente trabalha na Harpyja no ramo de marketing digital, exercendo a profissão de redator, designer e fotógrafo.

Quer receber nossa newsletter?