Cosméticos naturais: alimentos aplicados ao cuidado pessoal.

Blog Harpyja

Cosméticos naturais: alimentos aplicados ao cuidado pessoal.

( 4 )

Cosméticos naturais: alimentos aplicados ao cuidado pessoal.


A ideia de que “se dá para comer, dá para passar na pele” vem atraindo muitos seguidores. As propriedades naturais dos alimentos presentes nos cosméticos naturais vem se tornando uma alternativa às grandes adições químicas da indústria da cosmetologia.


Os orgânicos são os mais indicados para o uso por não possuírem agrotóxico, pesticidas e herbicidas. Desde passar óleo de coco no cabelos, até máscaras de pepino, abacate e maracujá para pele cansada, uma nova significância aos cosméticos naturais vem sendo desenhada por intermédio dos alimentos. Segundo  um relatório da empresa Grand View Research, o mercado de orgânicos aplicados aos cuidados pessoais deverá atingir 25 bilhões de dólares até 2025.


Uma parceria entre as marcas Nestlé e L'Oréal pode dar pistas de que a união entre alimentos e cosméticos possui rumo direcionado também na indústria. As marcas são donas dos laboratórios Innéov, uma marca mundialmente reconhecida pela excelência em tecnologia de suplementos alimentares de última geração a base de compostos bioativos concentrados, nutrientes essenciais e vitaminas.

Seja na cosmética, suplementação e na estética, o uso de alimentos é uma tendência que já está entre nós. Desde a receita de esfoliante com mel e açúcar, até as hidratações capilares com Maisena e azeite de oliva, as receitas para melhorar a aparência por intermédio de alimentos é uma constante.

Muitas marcas estão olhando para a mesa como inspiração para a criação de produtos. A gigante Body Shop, que foi recentemente comprada pela Natura, já possui o hábito de misturar alimentos em suas máscaras, sabonetes, cremes e manteigas corporais.

Sob o slogan de "Valorizar, sem explorar" a marca assina o compromisso ambiental e social na criação de seus produtos.

Banner


Os ingredientes além de naturais, são cultivados sob o manejo sustentável. Um dos exemplos é o açaí, que segundo a marca:


"...através do uso sustentável da fruta em conjunto com a comunidade amazônica, a Associação Nazarezinho, este produto está impulsionando as comunidades locais que, ao invés de cortar as árvores para vender o palmito, podem protegê-las através da colheita sustentável, gerando uma alternativa de renda com o açaí". (Institucional da marca).


Hoje trazemos duas receitas de cosméticos naturais usando apenas alimentos, para você comprovar em casa o benefício dos mesmos aplicados ao cuidado pessoal.

A primeira é uma máscara de pepino e iogurte para a pele cansada e com manchas. Ela contém propriedades clareadoras que ajudam a eliminar as manchas da pele e promovem a regeneração.


Máscara de pepino e iogurte

Adicione no liquidificador 1 pepino e 1 potinho de iogurte natural, processe até virar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Depois lave com água gelada e passe hidratante. É uma máscara indicada para ser aplicada à noite, antes de deitar. Use sempre protetor solar.


A pele do pepino possui ação firmadora devido a quantidade de ácidos que ajudam a renovar a pele. Ele também regula a oleosidade e por ser rico em vitamina C, é um excelente antioxidante. Por ser rico em silício, a máscara tem ação anti-rugas e pode ser feito com frequência para a prevenção das mesmas.


Batom de beterraba

A segunda é uma receita de batom de beterraba feita apenas usando ingredientes naturais. Você vai precisar de ½ beterraba crua, 4 colheres de sopa de óleo de coco e 1 colher de sopa de água de rosas.


Processe todos os ingredientes no liquidificador até que virem uma pasta, e depois guarde em um recipiente (pode ser um potinho) ainda líquido, para que quando o óleo de coco esfrie, o produto fique sólido, semelhante a um batom. É ótimo para dar aquela hidratada nos lábios ao mesmo tempo que dá uma corzinha natural.


Apesar de parecer uma realidade distante, o uso de alimentos aplicados a cosmética vai ser cada vez mais comum daqui para frente. A minimização de impactos ambientais, redução de aditivos químicos e uma maior consciência são alguns dos fatores que vão elevar o uso dos cosméticos naturais, para um patamar cada vez mais usual.


Continue acompanhando nossas redes para mais conteúdo como esse.


Instagram: @harpyja.brasil

Facebook: Harpyja





Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?