Finalidades para os eletrodomésticos que estão parados em casa.

Blog Harpyja

Possíveis finalidades para os eletrodomésticos que estão parados em casa.

( 5 )

Possíveis finalidades para os eletrodomésticos que estão parados em casa.


Eletrodomésticos são essenciais em nossas vidas. Eles facilitam os processos do dia-a-dia e tornam nossas rotinas muito mais práticas. Moer, processar, cozinhar, bater, assar e muitas outras funções são cada vez mais automatizadas em nossas cozinhas.


Para as tarefas de limpeza: aspiradores, lavadoras de louça, de roupa, secadoras, etc..


Não temos como negar que fica cada vez mais difícil viver sem eles.


Uma simples busca na internet pode revelar muitos eletrodomésticos com funcionalidades cada vez mais específicas. Máquina de cozinhar ovos, robô aspirador de pó, termocirculador...


Em 2018 fizemos uma seleção dos eletrodomésticos mais legais lançados no mercado, que você pode acessar clicando aqui.


A questão é a que o segmento vive atualizando-se e lançando cada vez mais produtos que prometem tornar nossas vidas mais práticas.


E mesmo entre os eletrodomésticos mais comuns como liquidificadores, batedeiras e fornos, é comum notar atualizações nos modelos. Os fabricantes estão constantemente lançando upgrades que prometem algumas melhorias em relação aos anteriores.


Quando decidimos realizar a compra de algum novo aparelho, geralmente estamos repondo a quebra ou o extravio dos que temos em casa, ou fazendo uma atualização para um modelo que atenda melhor às nossas necessidades.


Seja uma jarra de liquidificador com maior capacidade, ou de algum material diferente como o vidro. Ou um forno por exemplo, que caiba mais alimento, uma batedeira mais potente, a troca é uma constante em nossas vidas.


Mas e depois de decidir por um novo modelo, o que fazer com o anterior?


Vender ou trocar?


Se o aparelho estiver em boa condição e o motivo pelo qual você o esteja trocando seja um upgrade para um produto mais compatível com as suas necessidades, vender pode ser um bom negócio.


O mercado de produtos usados é cada vez mais comum para quem pretende adquirir um aparelho com preços mais atrativos, e o mercado está em alta.

Basta repararmos na quantidade de sites e plataformas dedicas a venda de produtos na internet. Alguns sites como Mercado Livre, OLX, possibilitam a venda online de seus produtos para todo o Brasil. Basta que você decida o preço do frete.


Você deve adicionar os detalhes do seu produto, incluir uma descrição sobre o estado dos mesmos, anexar algumas fotos e fornecer seus dados para que as plataformas tenham um controle e tornem o ambiente seguro tanto para quem compra, quanto para quem vende.


O pagamento é online e caso exista algum problema entre as partes, eles fazem o intermédio para a resolução dos problemas.


Os grupos no Facebook são uma opção interessante tanto para quem busca, quanto para quem procura eletrodomésticos. O famoso Clube da Alice é um grupo curitibano, formado apenas por mulheres que oferecem tanto produtos produzidos por elas, quanto que desejam repassar.


O grupo paulista Feira do rolo, venda e troca pela internet possui mais de 220 mil membros e é um intermediador entre compradores e vendedores de produtos de vários segmentos. Muito popular entre os usuários, é um dos principais grupos com essa finalidade em São Paulo, vale a pena dar uma conferida.


A troca também é uma alternativa muito utilizada. Existem uma imensidão de grupos de trocas nas redes sociais, e lá as pessoas combinam quais os produtos serão trocados. Parece um processo meio antiquado, mas pode ser muito útil para quem tem dificuldade em precificar os produtos e busca um interesse “menos comercial”.


A troca é uma vertente muito comum para alguns tipos de pessoas que vem a possibilidade de exercer uma intermediação mais fora do eixo capitalista. Independente de qual for a sua inclinação para estes assuntos, acredito que vale a pena se permitir experimentar uma experiência diferente.


É importante ficar atento aos golpes, que são muito comuns na internet. Vendendo ou trocando, os crimes virtuais são uma realidade que devemos ficar sempre atentos.


Algumas dicas são verificar a idoneidade do perfil nas redes sociais a fim de identificar possíveis perfis fakes, combinar locais de retirada em espaços públicos e bem movimentados, e dar preferência ao dinheiro em espécie nos casos de venda.


Doar


Todo mundo conhece alguém que tenha alguma necessidade em relação a um tipo específico de eletrodoméstico. Amigos, familiares ou conhecidos, não importa. Doar pode ser uma boa chance de ajudar alguém que esteja precisando de um produto que já não tem mais utilidade para você.


Esteja atento às necessidades das pessoas que fazem parte de seu círculo, e se não identificar alguém logo de cara, demonstre as suas intenções publicamente. Deixe os amigos avisados de que está querendo doar ou faça uma publicação em suas redes sociais. Certamente alguém conhece alguém que esteja precisando.


Famosa por sua "Mágica da Arrumação", a japonesa Marie Kondo, vendeu mais de 9 milhões de livros que ensinam de maneira muito didática, lições sobre doações e desapego material. Com uma série que estreou recentemente no serviço de streaming Netflix, a autora de sucesso revela algumas dicas muito interessantes sobre organização do lar e o valor sentimental que transpomos aos objetos.


Uma das dicas mais famosas, é que seguremos os objetos de nossas casas em nossas mãos, para "sentir" se eles ainda nos realizam e nos trazem felicidade. Se não sentirmos nenhuma espécie de arrepio, daqueles que indicam um apego sentimental, devemos agradecê-lo por tudo que realizou em nossas vidas e "libertar" a energia em forma de doação.


Confira o teaser da série:



Consertar ou reciclar


Se o eletrodoméstico que você esteja querendo trocar não esteja muito avariado, talvez seja o caso de mandá-lo ao conserto. Problemas elétricos, mecânicos ou operacionais podem ser resolvidos diretamente nas especializadas das marcas.


Consulte a sua garantia junto as autorizadas da marca do seu eletrodoméstico para verificar se o conserto ainda está dentro do prazo estipulado pela marca. As empresas responsáveis pelos reparos podem fornecer mais detalhes acerca dos procedimentos necessários, já que cada caso é um caso.


Às vezes a reposição de peças pode ser resolvida facilmente e você garante uma sobrevida para seu aparelho doméstico.


Se o estrago por definitivo, considere a reciclagem. Existem empresas responsáveis por fazer a manufatura reversa dos componentes do seu eletrodoméstico. O processo consiste no reaproveitamento dos materiais que compõe os produtos, em um processo que é benéfico para o meio ambiente e para a sociedade de um modo geral.


Busque na internet as empresas que realizam o serviço em sua cidade e entre em contato para mais detalhes. Eles poderão informar como funcionam os procedimentos de retirada e destino dos seus equipamentos, e também indicar outros órgãos ou empresas que realizam o procedimento, caso o tipo de eletrodoméstico não seja a especialidade deles.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?