Os eletrodomésticos mais bem avaliados pela Harpyja.

Blog Harpyja

Os eletrodomésticos mais bem avaliados pela Harpyja.

( 4 )

Os eletrodomésticos mais bem avaliados pela Harpyja.

Semanalmente em nosso laboratório, fazemos avaliações de eletrodomésticos de diversas categorias. Elas são baseadas em vários critérios que analisam detalhes dos produtos sob a ótica do consumidor.

Para os testes, existem algumas normas técnicas já existentes para a avaliação dos produtos. Mas quando notamos alguma carência em relação às normas, buscamos sempre desenvolver técnicas internas para suprir essa carência e abordar tocantes que podem ter sido deixados de lado pelos órgãos de certificação.

Isso por entender que as necessidades dos consumidores podem ser diferentes da visão que a indústria tem e consequentemente da padronização habitual das certificações praticadas.

Quando testamos um produto, à cada detalhe é atribuída uma nota, que vai impactar diretamente no resultado final. Os pesos para cada item avaliado são diferentes e eles são atribuídos conforme a importância no contexto do produto como um todo.

A soma de algumas pontuações relacionadas resulta na nota crua de uma categoria e a soma de todas as pontuações resulta na nota crua geral. Esses somatórios ainda não são os números apresentados no site. Antes do resultado final a pontuação passa por uma normalização.

Decupagem final

Depois de um produto obter sua nota crua geral, seus resultados são comparados com todos os outros produtos já avaliados daquele mesmo tipo. Aquele que obtém a nota crua geral mais alta recebe a nota 10. Os outros produtos então, são normalizados através da nota geral crua do produto com a maior nota.

O grande diferencial  é que depois da devida avaliação e análise individual do produto, ele é comparado com o campeão da categoria e com os outros similares. Assim, a grande "roda-gigante" de produtos se mantém sempre atualizada e fidedigna à realidade de mercado.

Pois no final das contas, a competitividade do mercado também deve ser considerada na hora de escolher o seu eletrodoméstico. Com um comparativo que se mantém constantemente fresco, fica fácil decidir pelos melhores.

Os melhores eletrodomésticos por categoria até agora:

Aquecedores

Aquecedor Mondial A-08 - Nota 10

Aquecedor Mondial

A Mondial fez um bom trabalho no design do corpo deste pequeno aquecedor a ar. Há dois seletores na parte superior do corpo: um deles é para selecionar a função principal (ventilar, aquecer em potência média ou aquecer em potência máxima) e  o outro é para o aparelho desligar automaticamente quando atingir uma certa temperatura.

Aumentar em poucos graus a temperatura de um ambiente pequeno é a perfeita aplicação para o produto.


Batedeiras Simples

Mondial Bella Massa - Nota 10

Batedeira Mondial

Há vários pontos que contribuem para a praticidade desta batedeira. Primeiro ponto são as duas tigelas. Há muitas receitas que é importante bater ingredientes diferentes em recipientes diferentes.

A Mondial Bella Massa possui 250W de potência e quatro velocidades. Há uma boa diferença nas velocidades, quase 30% da mínima para a máxima. Todos os acessórios são simples de limpar. Não há nervuras nas bases ou nas bocas das tigelas.

Mondial Dinâmica B-02 - Nota 9.1

Batedeira mondial Dinâmica

A Mondial Dinâmica é uma batedeira simples, mas que entrega o que promete. Ela pode trabalhar fixa na base ou em modo portátil. Para remover da base é só puxar o corpo do motor enquanto ergue os batedores.

Em velocidades altas a Mondial Dinâmica executa bem, até poucas claras em neve. Os batedores poderiam ficar um pouco mais próximos do fundo, mas mesmo assim o conjunto executou bem o processo de bater as claras.


Batedeiras Planetárias

KitchenAid Artisan - Nota 10

Batedeira KichenAid

O desenho da KitchenAid chama a atenção até de quem nunca bateu um ingrediente em uma batedeira. O mais interessante é que este desenho já está no mercado desde 1937.

A KitchenAid Artisan possui um ótimo batedor para claras em neve. O desenho do batedor, a tigela e a velocidade máxima alta ajudam a entregar um ótimo resultado. Quando batendo massas mais pesadas o conjunto se manteve estável e o motor mostrou homogeneidade no movimento. Tivemos ótimos resultados com bolos e pães.

Oster Perform Inox - Nota 9.0

Oster Perform Inox

Seja a Oster Perform exposta em display ou mesmo só aparecendo sua caixa, é difícil de não repará-la. Esta batedeira planetária brilha com suas peças cromadas e sua tigela de inox de 4 litros de volume.

Os batedores são de ótima qualidade. O globo para massas leves possui arames de 2mm de espessura, dando rigidez para o batedor. O batedor para massas médias com a espátula acompanha o desenho da tigela. Quando batendo massas ele raspa as paredes, trazendo os respingos e ingredientes das paredes para o centro.


Cafeteiras

Philco PH17 - Nota 10

Cafeteira Philco

Por mais que seja pequenina, a Philco PH17 chama atenção quando vista ao lado da maioria das cafeteiras no mercado. O conjunto é em inox escovado com curvas interessantes e desenho moderno.

Algo ótimo deste produto é seus pés e a facilidade de remover a jarra. Há algumas cafeteiras que quando puxando a jarra, a cafeteira vem junto! Não é o caso da Philco PH17. Os 3 pés de borracha seguram bem o corpo da cafeteira e o corta pingos não excede na força quando travando a jarra no lugar.

Britânia CP14 - Nota 9.8

Cafeteira Britânia

A cafeteira CP14 é o modelo de entrada das cafeteiras da Britânia. A jarrinha de vidro possui indicação para produzir de 8 a 14 cafezinhos, sendo cada cafezinho de 45ml.

Toda a parte externa é preta fosca, só com a marca e modelo destacada no centro do corpo. É simples, mas muito agradável esteticamente. O acabamento é bom, não há marcas evidentes ou peças mal encaixadas.


Espremedores de frutas

Mondial Extrator Premium Turbo - Nota 10

Espremedor de fruta Mondial

O Mondial Extrator Premium Turbo é basicamente um cilindro de aço inoxidável polido, quase um espelho curvo com vários buracos no corpo para o motor "respirar". O conjunto apresenta ser robusto. O motor é potente com 250W de potência e pés de borracha.

O motor só gira em um sentido e em uma velocidade, próximo a 1775 rotações por minuto. É uma velocidade alta para espremer frutas.

Spolu Prático - Nota 9.3

Espremedor de fruta Spolu

O Spolu Prático é composto por 4 peças: corpo, jarra coletora, peneira e castanha. A montagem é simples, basta colocar uma peça sobre a outra.

Assim que ligado, o Spolu Prático vai até sua velocidade máxima, 1750 rotações por minuto. É uma velocidade alta e com isso é possível espremer a fruta rapidamente. O desenho da castanha é bom e também ajuda neste processo de extração. Quando ligado o Spolu Prático não é barulhento. Somente quando espremendo é que o atrito com a fruta gera um ruído considerável.  A potência deste produto é 200W, porém quando em funcionamento em vazio ele já está mostrando estar demandando a potência nominal.


Fornos Elétricos

Mueller Sapore G3 - Nota 10

Forno elétrico Muller

O Mueller Sapore possui uma interface com 3 seletores, um para selecionar o tempo de cozimento, outro para selecionar qual resistência será ligada (há uma resistência no topo e uma embaixo) e um seletor para escolher a temperatura de cozimento.

O Mueller Sapore tem um ótimo isolamento térmico, o que contribui para uma redução no consumo de energia e também evita aquecer outros elementos da cozinha fora a parte interna do forno. O forno possui 900W na resistência superior e 900W na resistência inferior, totalizando 1800W.

Mueller Sonetto Stile - Nota 9.8

Forno elétrico Mueller Sonetto Stile

A Mueller partiu para o design minimalista cheio de classe na sua nova linha de fornos elétricos. O conjunto é moderno, com um pegador curvo e ergonômico, vidro grande dando uma visão ampla interna, além de contar com uma luz interna com acionamento independente para facilitar ainda mais a visibilidade.

O Mueller Sonetto Stile vem com uma camada isolante térmica ótima e manteve o calor por mais de 45 minutos durante nosso teste de aquecimento (queda de temperatura de 200°C até 60°C).


Liquidificadores

Electrolux BEB11 - Nota 10

Liquidificador Electrolux BEB11

Este produto, apesar do ótimo resultado, infelizmente não está mais disponível no mercado, e sem previsão para voltar às vendas. O que pode servir de consolo, é a versão BEE21 (NOTA 9.6), que não atinge a mesma performance, mas pode funcionar como band-aid. 

Realmente, até nas curvas de um liquidificador a Electrolux conseguiu trazer estilo. Sempre com designs inovadores, mantiveram seu nível de respeito neste liquidificador. 

O produto se saiu bem no teste de força. A unidade tem um motor de 600W e quando rodado atingiu um pouco abaixo de 400W. Apesar de ter lâminas grandes, que podem causar um excesso de torque, ele não demonstrou problema.

Em termos de segurança, a Electrolux tomou alguns passos que fazem a diferença. Há um detector da presença do copo para possibilitar ligar o liquidificador. Sendo assim, não é possível rodar o produto sem que o copo esteja presente.

Arno Clic'Lav - Nota 9.7

Liquidificador Arno Clic'Lav

Por mais estranho que o nome Clic'Lav pareça, ele reflete claramente o grande benefício deste liquidificador da Arno. Basta apertar um botão e o copo é solto do corpo do produto. Basta apertar mais um botão e a base com as lâminas são soltas do copo.

O Clic'Lav possui 5 velocidades. Apesar da primeira e segunda velocidade serem muito parecidas, as outras velocidades estão muito bem distribuídas. É um liquidificador que trabalha com rotações altas, até mesmo na velocidade mínima.


Torradeiras

Philco French Toast Inox - Nota 10

Torradeira Philco French Toast Inox

Repleta de curvas  e inox escovado, a Philco French Toast Inox acertou no seu design. O produto chama a atenção com duas bocas largas, possibilitando colocar fatias grandes e largas para tostar. Os encaixes do inox com o plástico são bem feitos e  o plástico rígido em suas laterais passa a impressão de um produto robusto.

Em nossos testes a eficiência de tostagem foi boa. Os pães saíram crocantes por fora, macios por dentro e sem grandes variações no grau de tostagem de suas faces. Além disso o pão ficou tostado por completo, sem deixar cantos claros.

Philco Easy Toast - Nota 9.9

Torradeira Philco Easy Toast

A Philco adora usar chapas de inox ao em suas torradeiras.  Possui um ótimo acabamento em grande parte das peças. A chapa de inox que cobre quase todo o conjunto é bem feita. Há leves desencontros em alguns pontos, mas nada muito grave. As partes que não são em aço inoxidável, são de plástico rígido, que suportam bem as temperaturas altas.

A Philco Easy Toast é uma torradeira prática para o uso diário, tendo algumas funções interessantes e entregando pães com um ótimo grau de tostagem. Seu ponto mais fraco é realmente a dificuldade de limpá-la por completo e a facilidade de deixar marcas de dedos no corpo em inox.


Ventiladores

Arno Silence Vf30 - Nota 10

Com mais de 60 anos de desenvolvimento de ventiladores, a Arno mostra com o Silence Force o porque é uma marca de respeito nesta categoria. Este modelo de 6 pás com hélice de 31 cm tem um custo superior a maioria dos ventiladores de tamanho similar, mas tem vários pontos nele que se destacam e de certa forma justificam o custo.

A velocidade do vento do VF30 é mais alta do que todos os ventiladores que já vimos até agora. Além de sua velocidade de rotação ser alta é possível ver que suas pás possuem ângulos mais agressivos que os outros, conseguindo movimentar mais ar.

Ventilador Arno Silence Vf30

Britânia Protect 30 six - Nota 9.0

Ventilador Britânia Protect 30 six

O desenho do ventilador é agradável. Sua base é brilhosa e suas curvas acompanham a haste, dando um toque moderno. Há 3 velocidades no seletor, mas normalmente não  é possível ver a indicação dos níveis. É preciso um reflexo de luz para ver as indicações direito.

Suas três velocidades são bem distintas e em funcionamento seu conjunto fica super estável. Mesmo observando a grade é pouco perceptível a vibração dele. Isso é um ótimo sinal do balanceamento das lâminas. 

E aí, quais são os seus produtos favoritos da lista? Alguma experiência para compartilhar conosco? Faça login e comente aqui embaixo!



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?